Como vai funcionar o transporte público no Carnaval do Rio de Janeiro

Como será o esquema de transportes no Carnaval do Rio de Janeiro

Afim de diminuir os engarrafamentos durante o Carnaval 2024 do Rio de Janeiro, reunimos as principais informações a respeito de como vai funcionar o transporte público na cidade.

Durante o Carnaval, alguns transportes coletivos acabam adotando horários de funcionamento especiais, afim de impactar positivamente no trânsito da cidade. Considerando que, durante o Carnaval, algumas ruas ficam interditadas, recomendamos que você monte um plano de ação e evite sair de casa com carro.

Vamos entender como vão funcionar os transportes públicos do Rio de Janeiro neste Carnaval?

Metro Rio

Durante os cinco dias de Carnaval, o Metrô Rio funcionará 24 horas por dia.

As composições vão circular direto a partir das 5h de sexta-feira (09/02) até meia-noite de terça-feira (13/02).

Para quem vai assistir aos desfiles na Marquês de Sapucaí, as estações mais próximas são: Central e Praça Onze.

Na terça-feira de Carnaval (feriado) os embarques nas estações Central e Praça Onze serão estendidos até 1h. Enquanto que as demais estações, após meia-noite funcionarão apenas para desembarque.

No sábado (17), quando acontece o Desfile das Campeãs, o metrô volta a funcionar na madrugada e ficará aberto até as 23h de domingo (18/02).

A linha 2 funcionará direto entre Pavuna e General Osório/Ipanema (sem baldeação). E as linhas 1 e 4 funcionarão normalmente seguindo o trajeto Uruguai – Jardim Oceânico/Barra da Tijuca.

Você deverá fazer a baldeação entre as linhas 1 e 2 nos trechos entre Central do Brasil e General Osório.

Metrô na Superfície

Os ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental – Gávea e Botafogo – Gávea) vão operar das 5h às 23h30, na sexta, sábado e segunda-feira (9, 10 e 12/2). Já domingo e terça-feira (11 e 13), o funcionamento será das 7h às 22h30.

Caso alguma via esteja interditada, por conta dos blocos, pode haver a no alterações no trajeto das linhas do Metrô na Superfície.

Trens

De sexta à terça-feira, a Supervia vai reforçar a operação dos trens, disponibilizando viagens extras ao longo do dia e durante as madrugadas, nos ramais: Japeri e Santa Cruz (que atenderão também o ramal Deodoro) e Saracuruna.

A estação Central do Brasil funcionará 24 horas por dia, até terça-feira. Durante a madrugada, todas as estações funcionarão apenas para desembarque.

Na sexta, os trens circularão com grade horária de dia útil e haverá a oferta de trens extras após o fim da operação comercial regular, estendendo a circulação ao longo da madrugada. No sábado, os trens vão operar de acordo com a grade horária normal de sábados, com a disponibilização de trens extras nos ramais Japeri, Santa Cruz e Saracuruna ao longo do dia (de acordo com a movimentação de passageiros, monitorada pelo Centro de Controle Operacional da concessionária), na madrugada de sábado e após a operação regular.

Já domingo, segunda e terça, a operação segue a grade normal de domingos e feriados, com acréscimo de viagens para os ramais Santa Cruz, Japeri e Saracuruna ao longo dos dias (de acordo com a movimentação de passageiros, monitorada pelo Centro de Controle Operacional da concessionária), após a operação regular e nas madrugadas.

Na Quarta-feira de Cinzas, a grade de referência será a de sábado e haverá viagens extras ao longo do dia, de acordo com a demanda. No final do dia também haverá partidas extras da Central e outros terminais. O encerramento da operação será no horário convencional de um dia útil.

Na quinta e na sexta-feira (15 e 16/02), os trens vão circular de acordo com horário de dias úteis, com possíveis ajustes conforme a demanda de passageiros. O encerramento da operação será no horário convencional de um dia útil.

No sábado (17/02), dia do Desfile das Campeãs, os trens vão seguir a grade de sábados, com acréscimos de viagens extras ao longo do dia e encerramento no horário convencional de sábado. E no domingo (18/02), será realizada a grade horária de domingos, com acréscimos de viagens extras ao longo do dia e encerramento no horário convencional de domingo.

Barcas

As Barcas, assim como outros transportes públicos, vai operar com horários especiais durante o Carnaval do Rio de Janeiro.

Na terça-feira de Carnaval (feriado), o horário praticado será a grade de domingos e feriados em todas as linhas.

Já na segunda, a linha Arariboia vai funcionar com a grade de horários de sábados, com viagens saindo a cada 30 minutos. Tendo início às 5h30 e finalizando a operação às 23h30, no sentido Niterói-Rio, e das 6h às 23h30, no trajeto Rio-Niterói.

Já a linha Paquetá funcionará na segunda com a grade de finais de semana e feriados, e na quarta-Feira de Cinzas a grade será a mesma de dias úteis.

As linhas da Divisão Sul, que conectam Angra dos Reis e Mangaratiba a Ilha Grande, funcionarão com a grade de dias úteis na segunda e na Quarta-Feira de Cinzas.

Nos três dias, não haverá operação nas linhas Charitas e Cocotá.

Ônibus

A principais mudanças nas linhas de ônibus serão feitas por conta da interdição de algumas ruas.

Logo, as linhas que vêm das zonas Norte e Oeste, em direção ao Centro e Zona Sul, precisarão fazer um desvio na Rua Itapiru, no Rio Comprido. Ao invés de passarem pela Presidente Vargas.

Já as linhas que vêm da Zona Sul e do Centro, com destino à Tijuca, Zona Norte e Av. Brasil, e que passam pela Rua Frei Caneca, farão desvio pela Praça da República e devem seguir pela pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira.

Táxi

Para quem preferir se locomover de táxi pelas redondezas do Sambódromo, precisar procurar os dois bolsões de táxi credenciados.

Um estará localizado na Avenida Salvador de Sá, ao lado do Batalhão de Choque e o outro na mesmo Avenida, só que no viaduto Viaduto Trinta e Um de Março.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

[instagram-feed]