Como escolher Seguro Viagem? Dicas para viajar e contratar com segurança

Algumas pessoas acreditam que programar uma viagem é somente comprar as passagens, reservar o hotel e arrumar as malas. Se você se inclui nesse grupo, sinto muito lhe informar, mas para ter uma viagem tranquila vai muito além. Nesse post, vamos falar sobre o seguro viagem.

Você deve estar se perguntando: é obrigatório contratar o seguro viagem? Para os destinos internacionais, alguns países exigem a contratação do serviço, em outros, assim como para as viagens dentro do território brasileiro, ele é opcional. Resumindo, obrigatório não é, mas é altamente aconselhável.

Adquirir o seguro viagem é como contratar um plano de saúde, você faz com a intenção de não usar. Mas, se precisar, sabemos que ele está lá para nos socorrer. Mas, engana-se quem pensa que o seguro viagem é somente para nos ajudar em caso de acidentes, é muito mais do que isso.

Além da cobertura 24h para atendimento médico e odontológico, a assistência pode ser solicitada se precisar interromper/cancelar viagem, extravio de bagagens, entre outros.

Em uma coisa você pode acreditar, por mais que se faça um roteiro, por mais completo que seja, não existe a garantia de que tudo acontecerá da forma com que foi planejado.

Uma vez decidido de que um seguro viagem será contratado, surge a pergunta: como escolher uma seguradora? É preciso ficar atento e escolher aquele que que faça uma cobertura o mais ampla possível que couber no seu bolso, já que há muitas opções disponíveis.

Não importa se a sua viagem é de negócios, lazer, nacional ou internacional. O importante é que o seguro viagem contratado, atenda às suas necessidades, caso algum imprevisto aconteça.

Como escolher o seguro viagem

Se tiver algum tipo de esporte em sua viagem, não esqueça de informar quando contratar o seguro viagem

Se você sabe da importância da contratação de um seguro viagem, mas não sabe como escolher o mais apropriado fique tranquilo, porque nós ajudaremos você.

A primeira coisa que você precisa saber é que o melhor seguro viagem é aquele que atende as suas necessidades. Portanto, nada de escolher o primeiro que te oferecerem sem analisar, exatamente, quais são as suas coberturas.

Para uma apólice ser comercializada no Brasil existem itens que são obrigatórios estar relacionados, são eles: assistência com despesas médico-hospitalares, traslado médico em caso de emergências, regresso sanitário (repatriação) e indenização por morte acidental.

A dica é que, para não errar na escolha, é importante que você avalie como está a sua saúde, em relação a doenças pré-existentes caso precise de um atendimento especial.

Outro item que deve ser relatado é se durante a viagem você vai praticar esportes radicais. A grande maioria das seguradoras não inclui a prática, portanto encontrar uma que cubra essa finalidade é fundamental.

E, não menos importante, tenha a certeza de que o seguro contratado esteja disponível para atendimento 24h e com assistência em português. Porque ninguém merece precisar de atendimento e não conseguir por não falar ou entender o idioma local. Também dê preferência para a seguradora que ofereça uma ampla rede credenciada e faça ressarcimento de despesas médicas.

Quais são os tipos de Seguro Viagem

As opções de seguro viagem são muitas e para os mais diferentes tipos de viagem e de viajantes. Mas, os mais contratados são o seguro viagem internacional, seguro viagem nacional, seguro viagem gestante, seguro viagem cruzeiro marítimo, seguro viagem para vários destinos em um mesmo período de cobertura e seguro viagem intercâmbio.

Cada opção possui coberturas específicas, mas todas incluem os itens obrigatórios citados acima. Agora é só você definir qual será o seu tipo de viagem e informar na hora da aquisição do seguro escolhido.

Qual a melhor empresa de seguro viagem?

Com as inúmeras opções de seguradoras disponíveis no mercado, não é uma tarefa fácil se definir por uma. A principal diferença é que, algumas cobrem basicamente as exigidas por lei e outras ampliam os serviços oferecidos. E, quando mais aberto for esse leque, mais tranquilidade você terá caso precise acioná-lo.

Assist Card

A Assist Card está entre as melhores seguradoras do Brasil. Atua no mercado desde 1972 e já foi premiada pela excelência de seu atendimento, incluído o selo RA 1000 do Reclame Aqui 2020 e 2021.

Entre as vantagens oferecidas, está a cobertura para Covid-19. Lembrando que poucas seguradoras oferecem esse item e que a Assist Card foi a primeira a disponibilizar o serviço.

Outro ponto positivo é que também oferece seguro viagem para pessoas acima de 85 anos. A grande maioria das coberturas para quarentena se limita para idosos de até 74 anos.

O melhor plano da Assist Card é o AC 60 Covid-19. Ele possui as principais coberturas para garantir uma boa proteção e assistência durante o seu período de lazer, incluindo a cobertura de despesas médicas e hospitalares. Também cobre possíveis gastos relacionados pela Covid-19.

A contratação do serviço pode ser realizada diretamente no site da Assist Card ou pela central de atendimento.

Top 5 dos melhores seguro viagem em 2022

Analisar as seguradoras pode levar um grande tempo do período do projeto de sua viagem. Então, para adiantar essa tarefa, vamos listar aqui para você o top 5 dos seguros de 2022.

1. Assist Card

Como listamos acima, a Assist Card está no mercado há 50 anos e já foi premiado pela qualidade do serviço prestado. Durante esse período de atuação, já atendeu mais de 10 milhões de pessoas em mais de 190 países.

Melhor plano: AC 60 Covid-19, com destaques para a cobertura já descrita acima.

2. Allianz Travel

A Allianz Travel está entre as seguradoras mais tradicionais e conhecidas do mercado. Com 75 anos de experiência, conhece bem as necessidades dos viajantes e pode oferecer as coberturas necessárias para tornar a sua viagem bem segura.

Melhor plano: Plano Prime. E cobre qualquer destino. É um plano bem completo com coberturas mais elevadas. Apesar do valor ser um pouco mais alto, pelo custo-benefício é altamente recomendável.

3. SulAmérica

A SulAmérica é um dos nomes referências quando falamos em seguro viagem. A seguradora oferece assistência 24 horas e a opção de que o viajante contrate planos personalizados para atender as necessidades que podem acontecer durante a sua viagem.

Melhor plano: Mundo Prestige com Cobertura Covid. O melhor plano da seguradora, não por acaso, também é o com o preço mais elevado. Mas, acredite, o custo-benefício compensa. Ele tem todas as coberturas necessárias para uma viagem, pois tem um adicional importante.

Quando a maioria das seguradoras oferece apenas cobertura DMH, que é o traslado do corpo e indenização por diagnóstico de covid-19, a SulAmérica oferece outras extensões para o caso do viajante contrair o vírus.

4. Coris Seguro Viagem

A Coris Seguro Viagem atua há 35 anos no Brasil. Talvez você não esteja tão familiarizado com este nome, mas com certeza, já ouviu falar da April Seguro Viagem. No final de 2020 houve a mudança de nome.

A assistência ao viajante é de 24 horas e a proteção é garantida pelo grupo AXA Seguros, uma das maiores a nível mundial do ramo.

Melhor plano: Vip 60 Mundo. O plano apresenta um dos melhores valores de DMH (USD 60 mil) para grande parte dos destinos, menos para os Estados Unidos, país onde o sistema de saúde é muito caro. Ele também cobre DMH para a prática de esportes e casos de covid.

Costuma viajar com seu pet? Então esse plano é o ideal para você. O Vip 60 Mundo oferece assistência veterinária para os pet’s. Excelente notícia para quem não se separa de seu amiguinho.

5. Universal Assistance

Após passar por reformulação da marca, a Travel Ace passou a se chamar Universal Assistance. Com 40 anos no mercado, a asseguradora já ofereceu seus serviços para mais de 2 milhões de pessoas.

Melhor plano: UA 150 Mundo Covid-19. O plano oferece uma ótima cobertura para DMH (USD 150 mil) para grande parte dos destinos e inclui práticas de esportes amadores e gestantes, dentro do DMH principal. Mas, atenção, esse plano não cobre gastos por atraso de voo, passagem aérea do familiar e despesas extraordinárias por permanência forçada.

Quanto custa um seguro viagem

Se a pergunta que não sai da sua cabeça é quanto custa um seguro viagem, a resposta é: depende. Muitas informações precisam ser levadas em conta, entre elas, o destino que será visitado, a viagem será nacional ou internacional, as atividades que serão realizadas no local, se a pessoa é gestante e a inclusão, ou não, de seguro contra o covid-19.

E fique tranquilo, porque o valor cobrado de um seguro viagem não é alto e certamente caberá no seu bolso. O investimento vale muito a pena até porque nunca se sabe quando pode acontecer de adoecer, torcer o pé, e até sofrer com uma intoxicação alimentar. E já pensou passar mal longe de casa e sem assistência médica? É melhor nem pensar.

Quanto custa um seguro viagem nacional

A contratação de um seguro viagem por brasileiros é mais utilizada em viagens internacionais. Para os destinos nacionais o serviço ainda é pouco procurado. Um dos argumentos mais utilizados para a recusa é que em território nacional é possível utilizar o plano de saúde.

Que tal ponderar esse argumento? É preciso verificar se o seu plano de saúde atende em todo o território nacional. A grande maioria funciona apenas na cidade em que você mora se estendo, no máximo, para o seu Estado.

Para uma viagem de 10 dias dentro do Brasil, é possível contratar um seguro viagem com boa cobertura no valor de R$108. Um pouco mais de R$10 por dia.

Quanto custa um seguro viagem internacional

O seguro viagem, embora muito importante, não é obrigatório em todos os países e o valor depende muito do destino final.

Mas, não se engane. Se for visitar um país onde o serviço não é obrigatório, e precisar de atendimento, pode ficar muito desconfortável com o valor que será cobrado. Em alguns casos, pode levar todo o dinheiro levado para passar o período inteiro.

O principal motivo, é que alguns desses países não tem um sistema público de saúde e, aqueles que possuem, são oferecidos apenas para os cidadãos de seus países. Nos Estados Unidos, por exemplo, se estiver com uma inflamação de garganta, o tratamento pode chegar a 8 mil dólares. Pouco mais de 40 mil reais. Pode acreditar, um seguro viagem para 10 dias com uma ótima cobertura custaria cerca de 30 reais por dia, cerca de R$ 300.

Investir em um seguro viagem pode trazer a tranquilidade que é necessária para aproveitar tudo o que foi programado para o período de lazer.

Qual o seguro viagem mais barato para a Europa

Como já foi citado neste post, nem todos os países da Europa exigem o seguro viagem para entrar, entre eles, Inglaterra e Irlanda, mas pode acreditar, ele fará toda a diferença se precisar quando estiver por lá. Já os países que fazem parte do Tratado de Schengen, a contratação do serviço é obrigatória pelo viajante. A exceção é apenas para as pessoas que residem nos países pertencentes ao tratado.

E muita atenção, não somente o seguro viagem é obrigatório, como existe um piso estabelecido. Nenhuma apólice de seguro para entrar na Europa pode ser menor de 30 mil euros.

Em uma viagem de 10 dias, com uma excelente cobertura, é possível pagar R$ 27 por dia. Mas, se quer diminuir ainda mais esse valor que já é baixo, também é possível contratar o serviço apenas com as coberturas básicas que, também para 10 dias de viagem, sairia no valor de R$12. Mas lembre-se, nesses casos nem sempre a economia traz vantagens.

Esses são os países europeus que exigem o seguro viagem internacional: Alemanha, Austrália, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Liechtenstein, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça.

Quais são as coberturas do seguro viagem?

Se por algum motivo o seu voo atrasar ou for cancelado, o seguro viagem pode ser acionado

A cobertura de um seguro viagem depende do tipo de apólice adquirida. Assim como os valores, a cobertura também é bastante diversificada.

Como já foi citado no início do post, toda apólice comercializada no Brasil precisa conter esses itens: assistência com despesas médico-hospitalares, traslado médico em caso de emergências, regresso sanitário (repatriação), indenização por morte acidental. Os planos mais abrangentes estendem as opções de serviços oferecidos e a cobertura pode ir muito além.

Quando for montar o seu seguro viagem, leve em considerações algumas questões. Por exemplo, qual será o estilo da sua viagem? Essa informação é essencial, porque uma pessoa que vá fazer um mochilão pela Europa terá riscos diferentes de quem vai fazer um safári pela África.

Então, antes de decidir por uma determinada apólice faça uma lista como quantas pessoas irão viajar (às vezes contratar um seguro para um grupo pode sair mais barato do que contratar individualmente), se há idosos, se alguém está grávida, se haverá prática de esportes radicais e se há doenças pré-existentes. Somente depois faça a escolha.

Após contratar um seguro viagem, você receberá por e-mail a apólice. Guarde muito bem o documento para que, se precisar, saiba onde buscá-lo. Lá estarão todas as informações necessárias para uma possível emergência.

O seguro viagem pode funcionar de duas formas: por assistência ou por reembolso. Na apólice contém informações de como contatar a seguradora por telefone, WhatsApp, chat online ou e-mail.

O seguro assistência vai instruir o usuário sobre o que fazer e como buscar um hospital, por exemplo. Não é preciso pagar nada. Entretanto, em casos urgentes, é possível até ser atendido em hotel.

Já para o seguro reembolso, o usuário é instruído a ir direto ao médico ou ao profissional que irá ajudá-lo, pagar e depois solicitar o reembolso. Guarde os recibos, porque eles serão necessários no momento em que pedir o ressarcimento.

Para não ter surpresas, sempre leia atentamente tudo o que o serviço contratado oferece para você.

Cobertura de seguro viagem nacional

Além das coberturas obrigatórias, o seguro viagem nacional também pode conter as seguintes garantias:

  • Despesas por covid-19
  • Passagem aérea ida e volta para um familiar, se houver necessidade
  • Assistência na localização da bagagem
  • Orientação em caso de perda de documentos e cartão de crédito
  • Transmissão de mensagem urgente
  • Orientação para transferência de pagamento de fiança judicial
  • Orientação e direcionamento à rede e atendimento médico
  • Garantia de viagem de regresso
  • Assistência jurídica por acidente de trânsito
  • Remessa para fiança judicial para acidentes de trânsito
  • Cancelamento de viagem

Cobertura de seguro viagem internacional

Assim como no plano nacional, além das coberturas obrigatórias, o seguro viagem internacional também pode conter as seguintes coberturas:

  • Gastos por atraso de voo
  • Hospedagem de acompanhante e/ou familiar
  • Convalescença em Hotel
  • Passagem aérea ida e volta para um familiar
  • Orientação em caso de perda de documentos e cartão de crédito
  • Transmissão de mensagem urgente
  • Organização de Traslado para consulta
  • Orientação para transferência de pagamento de fiança judicial
  • Orientação e direcionamento à rede de atendimento médico
  • Prática de esportes amadores
  • Garantia de viagem de regresso
  • Assistência jurídica por acidente de trânsito
  • Remessa para fiança judicial para Acidentes de Trânsito
  • Cancelamento de viagem
  • Interrupção de viagem
  • Seguro de Bagagem Extraviada
  • Atraso de bagagem
  • Seguro de invalidez permanente por acidente
  • Covid-19

Como solicitar o reembolso à seguradora

Caso tenha utilizado o seguro viagem no exterior, assim que voltar ao Brasil você já pode pedir o reembolso dos valores gastos do próprio bolso. Mas lembre-se, é preciso que eles constem na relação de cobertura da apólice.

Para fazer a solicitação, é necessário estar de posse de todos os documentos relacionados aos gastos realizados. Caso tenha feito exames, inclua-os também. Se a documentação não estiver completa, você pode ter dificuldades para recuperar o dinheiro gasto e sair no prejuízo.

2 Comments

  1. […] não seja um documento físico, o seguro de viagem é uma precaução crucial. Ele pode cobrir despesas médicas, atrasos de voos, perda de bagagem e […]

  2. […] Seguro de viagem e informações de emergência. […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

[instagram-feed]