O Brasil começou aqui – O que fazer em Porto Seguro

Por Ana Maria de Jesus

Aqui começou, oficialmente, o Brasil, com a “descoberta” de Pedro Alvares Cabral. Com turismo diversificado, em Porto Seguro, se tem acesso a história do Brasil e da cidade. A cultura e a diversão estão em toda extensão e a qualquer época do ano.

A cidade é um dos destinos turísticos mais importantes e procurados do País por brasileiros e estrangeiros. A paisagem encantadora e o povo acolhedor fazem do turismo em Porto Seguro ser inesquecível. A Costa do DescobrimentoPorto Seguro e Santa Cruz Cabrália são os locais mais visitados. Com boa infraestrutura hoteleira, os visitantes encontram desde pousadas simples a resorts de luxos. Existem opções de hospedagem e lazer para todos os tipos de gostos e bolsos.

Destinos diversificados

As possibilidades de lazer atendem a todos os perfis, dos que vão apenas para descansar até aqueles que querem curtir dia e noite. Reserve tempo – e fôlego – para conhecer a cultura indígena que é grande e rica. O Monte Pascoal e o Centro Histórico merecem atenção especial.

Para quem prefere uma programação mais calma, a cidade tem excelentes alternativas como passeios de escunas, que levam até o Recife de Fora, visitas a reservas indígenas como a de Coroa Vermelha, em Santa Cruz de Cabrália. Na Praia do Mutá, é possível encontrar pura tranquilidade.

Para as pessoas que gostam de mergulho, a Praia de Mundaí possui águas indicadas para a prática. Durante o passeio é possível apreciar os recifes, corais e cardumes de peixes. Para aqueles que gostam de aventura e lazer as opções são muitas. As praias de Arraial D’Ajuda são as mais procuradas. Quer privacidade? As praias de Trancoso são referências.

No mês de outubro tem a tradicional Semana do Saco Cheio, evento que possui vasta programação musical e que deixa os hotéis da cidade completamente lotados. Lugares como a Passarela do Descobrimento, também conhecida como a Passarela do Álcool, e o Corredor Cultural são pontos obrigatórios para todo o turista.

Para os baladeiros de plantão que procuram por Porto Seguro, as danceterias, que antes só tocavam lambadas, mudaram muito. Atualmente, é comum encontrar espaços que tocam forró, funk, axé, samba e outros ritmos. Opções de diversão não faltam para os turistas.

Memorial do Descobrimento

Réplica da Nau – Foto: Ana Maria

O local é lindo e nos faz olhar com mais carinho para o meio ambiente.  O lugar possui apenas 600 m² de área construída em um espaço de aproximadamente 20 mil m². O restante abriga a vegetação típica de restinga e uma réplica da Nau Capitânia, a embarcação que trouxe Pedro Álvares Cabral e sua tripulação ao Brasil. Antes de iniciar o tour, há crianças que atuam como guardas mirins e contam sobre a história do Brasil que não aprendemos na escola – retratado aqui em réplicas e originais dentro do memorial. PARADA OBRIGATÓRIA!!!

Centro Histórico

Centro Histórico – Foto: Ana Maria

Aqui aconteceu o primeiro núcleo habitacional do Brasil. Consagrada como Monumento Nacional em 1973, o local possui um conjunto arquitetônico, incluindo o Marco de Posse, a Igreja de Nossa Sra. da Pena, a Igreja de Nossa Sra. da Misericórdia, a Igreja de São Benedito e a Casa de Câmara e Cadeia, onde funcionam o Museu da Cidade e o núcleo local do Iphan. O Marco da Posse, em mármore, foi instalado pelos portugueses, em 1503. Possui 2,5 metros de altura e registra a propriedade da Coroa Portuguesa sobre a região.

Parque Nacional do Monte Pascoal

O parque é uma unidade de conservação que tem o objetivo de proteger a Mata Atlântica local, o ecossistema e o marco histórico do descobrimento do Brasil. Em 1961 foi transformada em parque nacional. A fauna é rica e os animais possuem uma relação direta com a vegetação local. A capivara, o maior roedor do mundo, e a anta, habitam os leitos dos rios. A onça pintada e a suçuarana, ameaçados de extinção, podem ser encontrados na região. A visitação aos atrativos do parque é permitida apenas com a presença dos condutores. O local super deve ser inserido no roteiro quando o destino turístico for Porto Seguro.

Coroa Vermelha

A praia da Coroa Vermelha é uma das mais frequentadas em Porto Seguro – Foto: Ana Maria

Em Coroa Vermelha foi rezada a primeira missa no Brasil, no dia 26 de abril de 1500 pelo Frei Henrique de Vasconcellos. No ano de 2000, foi instalada a Cruz Latina em comemoração aos 500 anos do descobrimento oficial do Brasil. A principal atividade do local é a comercialização do artesanato produzido pelos índios. São bonitas peças de decoração, além de acessórios confeccionados com sementes e penas. O nome de Coroa Vermelha faz referência à cor que o local fica quando o pôr do sol bate, fazendo a areia ficar com aspecto avermelhado.

Parque Marinho Recife de Fora

Protegido por uma lei municipal, o local é um dos pontos mais procurados para mergulho de superfície, o snorkel. As espécies raras de corais, além de peixes e tartarugas, são visíveis com o auxílio de máscara. Com uma biodiversidade ímpar, o local é um dos pontos obrigatórios a ser visitado. Para praticar o snorkel procure sempre um instrutor, nunca se arrisque sozinho.

Arraial D’Ajuda

É tradição o turista amarrar uma fitinha em frente a igreja e fazer um pedido

Separada de Porto Seguro pelas águas do rio Buranhém, Arraial D’Ajuda, durante muitos anos, era acessível apenas através de travessias de balsas. O local surgiu a partir da construção da Igreja em invocação a Nossa Senhora D’Ajuda. Atualmente uma estrada de asfalto liga a vila a outras cidades. Envolto por Mata Atlântica e falésias à beira-mar, o turista é seduzido pelas belezas naturais, o clima tropical e o sol que brilha o ano inteiro saudando a todos que passam por lá.

Passarela do Álcool

Se a gastronomia local é uma das prioridades em suas viagens, coloque a Passarela do Álcool em seu roteiro. Quer degustar da típica culinária baiana? Este é o lugar! Aqui a agitação é o dia todo e todos os dias. Localizado no centro da cidade é o ponto turístico obrigatório por todos que passam por Porto Seguro. Nas lojas é possível encontrar artesanato e souvenirs, butiques, bares e restaurantes que vivem harmoniosamente na companhia das barracas que abrem ao entardecer. No final da passarela está o Beco, onde estão os barzinhos e restaurantes mais agitados da cidade.

Trancoso

Trancoso é uma das praias mais bonitas de Porto Seguro – Foto: Ana Maria

Trancoso está entre os destinos preferido das celebridades, e não é à toa. As belezas naturais são de encher os olhos. Aqui você encontra o que procura, seja sossego ou aventura. Simbolizada pelo quadrado, a praça é ladeada por casas e uma igrejinha na cabeceira que é o centro da vida social do local. Por lá não passam carros, ônibus ou motos. É possível ver algumas construções da época do descobrimento que foram conservadas e que hoje se transformaram em bares, lojas e restaurantes.

Antigamente chamava-se São João Batista dos Índios e o objetivo do local era proteger o pau-brasil dos contrabandistas que exportavam a madeira para a Europa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *