Por Ana Maria de Jesus
Aqui começou, oficialmente, o Brasil, com a “descoberta” de Pedro Alvares Cabral. Com turismo diversificado, em Porto Seguro, se tem acesso a história do Brasil e da cidade. A cultura e a diversão estão em toda extensão e a qualquer época do ano.
A cidade é um dos destinos turísticos mais importantes e procurados do País por brasileiros e estrangeiros. A paisagem encantadora e o povo acolhedor fazem do turismo em Porto Seguro ser inesquecível. A Costa do Descobrimento, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália são os locais mais visitados. Com boa infraestrutura hoteleira, os visitantes encontram desde pousadas simples a resorts de luxos. Existem opções de hospedagem e lazer para todos os tipos de gostos e bolsos.
Destinos diversificados
As possibilidades de lazer atendem a todos os perfis, dos que vão apenas para descansar até aqueles que querem curtir dia e noite. Reserve tempo – e fôlego – para conhecer a cultura indígena que é grande e rica. O Monte Pascoal e o Centro Histórico merecem atenção especial.
Para quem prefere uma programação mais calma, a cidade tem excelentes alternativas como passeios de escunas, que levam até o Recife de Fora, visitas a reservas indígenas como a de Coroa Vermelha, em Santa Cruz de Cabrália. Na Praia do Mutá, é possível encontrar pura tranquilidade.
Para as pessoas que gostam de mergulho, a Praia de Mundaí possui águas indicadas para a prática. Durante o passeio é possível apreciar os recifes, corais e cardumes de peixes. Para aqueles que gostam de aventura e lazer as opções são muitas. As praias de Arraial D’Ajuda são as mais procuradas. Quer privacidade? As praias de Trancoso são referências.
No mês de outubro tem a tradicional Semana do Saco Cheio, evento que possui vasta programação musical e que deixa os hotéis da cidade completamente lotados. Lugares como a Passarela do Descobrimento, também conhecida como a Passarela do Álcool, e o Corredor Cultural são pontos obrigatórios para todo o turista.
Para os baladeiros de plantão que procuram por Porto Seguro, as danceterias, que antes só tocavam lambadas, mudaram muito. Atualmente, é comum encontrar espaços que tocam forró, funk, axé, samba e outros ritmos. Opções de diversão não faltam para os turistas.
Memorial do Descobrimento
O local é lindo e nos faz olhar com mais carinho para o meio ambiente. O lugar possui apenas 600 m² de área construída em um espaço de aproximadamente 20 mil m². O restante abriga a vegetação típica de restinga e uma réplica da Nau Capitânia, a embarcação que trouxe Pedro Álvares Cabral e sua tripulação ao Brasil. Antes de iniciar o tour, há crianças que atuam como guardas mirins e contam sobre a história do Brasil que não aprendemos na escola – retratado aqui em réplicas e originais dentro do memorial. PARADA OBRIGATÓRIA!!!
Centro Histórico
Aqui aconteceu o primeiro núcleo habitacional do Brasil. Consagrada como Monumento Nacional em 1973, o local possui um conjunto arquitetônico, incluindo o Marco de Posse, a Igreja de Nossa Sra. da Pena, a Igreja de Nossa Sra. da Misericórdia, a Igreja de São Benedito e a Casa de Câmara e Cadeia, onde funcionam o Museu da Cidade e o núcleo local do Iphan. O Marco da Posse, em mármore, foi instalado pelos portugueses, em 1503. Possui 2,5 metros de altura e registra a propriedade da Coroa Portuguesa sobre a região.
Parque Nacional do Monte Pascoal
O parque é uma unidade de conservação que tem o objetivo de proteger a Mata Atlântica local, o ecossistema e o marco histórico do descobrimento do Brasil. Em 1961 foi transformada em parque nacional. A fauna é rica e os animais possuem uma relação direta com a vegetação local. A capivara, o maior roedor do mundo, e a anta, habitam os leitos dos rios. A onça pintada e a suçuarana, ameaçados de extinção, podem ser encontrados na região. A visitação aos atrativos do parque é permitida apenas com a presença dos condutores. O local super deve ser inserido no roteiro quando o destino turístico for Porto Seguro.
Coroa Vermelha
Em Coroa Vermelha foi rezada a primeira missa no Brasil, no dia 26 de abril de 1500 pelo Frei Henrique de Vasconcellos. No ano de 2000, foi instalada a Cruz Latina em comemoração aos 500 anos do descobrimento oficial do Brasil. A principal atividade do local é a comercialização do artesanato produzido pelos índios. São bonitas peças de decoração, além de acessórios confeccionados com sementes e penas. O nome de Coroa Vermelha faz referência à cor que o local fica quando o pôr do sol bate, fazendo a areia ficar com aspecto avermelhado.
Parque Marinho Recife de Fora
Protegido por uma lei municipal, o local é um dos pontos mais procurados para mergulho de superfície, o snorkel. As espécies raras de corais, além de peixes e tartarugas, são visíveis com o auxílio de máscara. Com uma biodiversidade ímpar, o local é um dos pontos obrigatórios a ser visitado. Para praticar o snorkel procure sempre um instrutor, nunca se arrisque sozinho.
Arraial D’Ajuda
Separada de Porto Seguro pelas águas do rio Buranhém, Arraial D’Ajuda, durante muitos anos, era acessível apenas através de travessias de balsas. O local surgiu a partir da construção da Igreja em invocação a Nossa Senhora D’Ajuda. Atualmente uma estrada de asfalto liga a vila a outras cidades. Envolto por Mata Atlântica e falésias à beira-mar, o turista é seduzido pelas belezas naturais, o clima tropical e o sol que brilha o ano inteiro saudando a todos que passam por lá.
Passarela do Álcool
Se a gastronomia local é uma das prioridades em suas viagens, coloque a Passarela do Álcool em seu roteiro. Quer degustar da típica culinária baiana? Este é o lugar! Aqui a agitação é o dia todo e todos os dias. Localizado no centro da cidade é o ponto turístico obrigatório por todos que passam por Porto Seguro. Nas lojas é possível encontrar artesanato e souvenirs, butiques, bares e restaurantes que vivem harmoniosamente na companhia das barracas que abrem ao entardecer. No final da passarela está o Beco, onde estão os barzinhos e restaurantes mais agitados da cidade.
Trancoso
Trancoso está entre os destinos preferido das celebridades, e não é à toa. As belezas naturais são de encher os olhos. Aqui você encontra o que procura, seja sossego ou aventura. Simbolizada pelo quadrado, a praça é ladeada por casas e uma igrejinha na cabeceira que é o centro da vida social do local. Por lá não passam carros, ônibus ou motos. É possível ver algumas construções da época do descobrimento que foram conservadas e que hoje se transformaram em bares, lojas e restaurantes.
Antigamente chamava-se São João Batista dos Índios e o objetivo do local era proteger o pau-brasil dos contrabandistas que exportavam a madeira para a Europa.