O Rio de Janeiro não é conhecido exatamente por ser um destino de inverno. Muito pelo contrário. Quando pensamos na cidade maravilhosa, logos somos remetidos à imagens de praia, sol e muito calor. No entanto, o que muitos não sabem é que existem diversos destinos de inverno no Rio de Janeiro para aproveitar as férias escolares do meio do ano ou curtir um clima de montanha super romântico.
Por isso, neste artigo vamos reunir os melhores destinos de frio no Rio de Janeiro para você conhecer e curtir a serra fluminense.
Frio no Rio de Janeiro: melhores destinos
Apesar de o verão ser a melhor época para aproveitar o Estado do Rio de Janeiro, com sua grande diversidade de praias, trilhas e cachoeiras. O Rio também oferece opções interessantes para quem busca passar as férias na serra e curtir um climinha mais ameno.
As regiões que apresentaremos aqui são ótimas para viajar com a família, durante as férias escolares do meio do ano – entre junho e julho – e, principalmente para conhecer a dois. Pois proporcionam um clima de romance e muito descanso.
Esses lugares também apresentam diversão para toda a família, como visitas à fábricas de chocolates para crianças e passeios por cachaçarias para os adultos.
Vamos conhecer os melhores destinos de inverno para curtir o frio no Rio de Janeiro?
1. Petrópolis
Petrópolis é inegavelmente um dos destinos de frio no Rio de Janeiro mais populares. Isso porque a cidade conquistou o coração da Família Real Portuguesa e ficou conhecida como a cidade de Pedro II, que buscava por lá fugir do calor do Rio nos meses mais quentes do ano.
A apenas 66km de distância do Rio, Petrópolis é uma cidade charmosa, muito fácil de chegar, tanto de carro, quanto de ônibus. Além de ser perto do Rio, Petrópolis conserva a arquitetura colonial e exuberante dos tempos do Império.
O que fazer em Petrópolis?
Petrópolis reúne diversos pontos turísticos interessantes para quem gosta de centros urbanos, como o Museu Imperial, o Palácio de Cristal, e a Casa de Santos Dummont. Além disso, reúne atividades para quem curte passeios ao ar livre e ecoturismo, como trilhas e cachoeiras.
2. Destinos de Inverno no Rio de Janeiro: Itaipava
Itaipava apesar de não ser uma cidade – mas sim um distrito de Petrópolis – também vale a pena a visita. Localizada a cerca de 100k do Rio de Janeiro, Itaipava reúne o polo gastronômico mais importante da região serrana, entre outros centros comerciais.
Assim como Petrópolis, é um destino de inverno que agrada os amantes de centros urbanos e aventuras. Por lá, é possível subir a Pedra de Itaipava, conhecida também como a “pedra que chora“, e que tem a maior elevação da região. Com uma vista 360° para as montanhas, o tempo de subida costuma variar entre 1h30 a 2 horas de duração.
3. Teresópolis
Se Petrópolis é conhecida como a cidade de Dom Pedro II, Teresópolis, sem dúvidas, é a cidade de Dona Teresa Cristina, esposa do Imperador Dom Pedro II. E ao chegar lá, é possível entender a paixão que a imperatriz nutria por esse destino de inverno.
Teresópolis é uma cidade calma que atrai bastante a atenção de trilheiros, principalmente durante o meses mais frios do ano. Isso por que durante o inverno, a cidade pode atingir temperaturas mínimas bem intensas, às vezes, ficando em torno (ou até mesmo abaixo dos) 10 graus.
O que fazer em Teresópolis?
É em Teresópolis que está localizado um dos parques naturais mais famosos do Rio de Janeiro. O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, onde está localizado também o famoso Dedo de Deus.
Para os apaixonados por cerveja, também é possível visitar a cervejaria Therezópolis.
4. Destinos de Frio no Rio de Janeiro: Penedo
Penedo é um dos destinos de inverno mais procurados no Rio de Janeiro, principalmente no finalzinho do ano – antes da chegada do verão. E isso acontece por que toda a cidade ganha toques natalinos. Um dos pontos turísticos mais populares da região serrana é a “Pequena Finlândia“, é como se fosse a casa do Papai Noel brasileira.
Penedo é uma cidade que remonta as pequenas civilizações da Europa, com um clima de montanha dando um toque especial à produção.
O que fazer em Penedo?
Penedo também é conhecido por ter um rico polo gastronômico e pelas deliciosas fábricas e lojas de chocolate. Além disso, também é rodeada por uma natureza rica, que proporciona ecoturismo para os mais aventureiros. Aos pés da Serra da Mantiqueira, Penedo reúne diversas trilhas e cachoeiras maravilhosas de se conhecer e visitar.
5. Visconde de Mauá
Agora se você é o tipo de turista que busca grandes aventuras, Visconde Mauá pode ser uma ótima opção de viagem de inverno no Rio de Janeiro.
A região é rodeada por trilhas e cachoeiras. As duas mais conhecidas são Maromba e Maringá, estando Maringá bem na divisa entre Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Para conferir as melhores cachoeiras, você pode começar pela região do Maromba, pois nela se encontram as três cachoeiras principais: A Cachoeira do Escorrega, o Poção e a Cachoeira de Santa Clara.
6. Serrinha do Alambari
Se você busca destinos mais rústicos, Serrinha do Alambari é uma boa pedida. Situada entre Penedo e Visconde de Mauá, é um dos destinos de inverno mais recomendado para os amantes da natureza.
Desde os anos 90, a Serrinha do Alambari foi transformada em Área de Preservação Ambiental e as cachoeiras mais famosas da região são o Poço do Céu e Poço do Dinossauro.
Se você ficou curioso para conhecer a Serrinha do Alambari, e gosta de uma aventura pode ficar no Camping Clube do Brasil.
7. Destinos de Inverno no Rio de Janeiro: Lumiar
Lumiar é o tipo de lugar que abriga uma natureza intocada. Ideal para os casais aventureiros, a região é perfeita para quem busca uma boa dose de emoção. Por lá, é possível fazer rafting nas corredeiras da região. Os locais mais conhecidos de Lumiar são a Cascata São José, Poço Feio, Poço Belo, Paraíso Vertical, entre outros.
8. Conservatória
Conhecida como a cidade da seresta e dos Ets, Conservatória é um lugar muito charmoso. Ideal para os casais ou famílias que querem descansar durante o inverno no Rio de Janeiro. Além disso, possui diversos pontos turísticos interessantes.
Em Conservatória você pode conferir o Túnel que Chora, uma Locomotiva original dos tempos do Vale do Café (localizada no centro da cidade), a Serra da Beleza, a Ponte dos Arcos, também é possível fazer um tour guiado pela Cachaçaria Vilarejo e outros lugares belíssimos…
9. Nova Friburgo
Em Nova Friburgo uma das atrações mais populares dos meses mais frios é o Festival de Inverno de Nova Friburgo. Durante o evento é possível conferir o melhor da gastronomia da região e festivais de música.
Localizada a 140k do Rio de Janeiro, Nova Friburgo pode atingir temperaturas mínimas bem intensas também, algo em torno (ou abaixo) dos 9 graus. E as principais atrações da região são Parque Ecológico do Cão Sentado e o Parque Estadual dos Três Picos.
10. Destinos de Inverno no Rio de Janeiro: Sana das Águas
Localizada na serra de Macaé, Sana das Águas é um dos picos mais altos do Rio de Janeiro. Com uma atmosfera energizante, o vilarejo é recheado de campings e belezas naturais.
Além dos bares e restaurantes que tocam forró e reggae, Sana reúne um conjunto de cachoeiras e trilhas incríveis como a Cachoeira das Andorinhas, a Cachoeira da Boa Sorte e a Pedra Peito do Pombo.
Agora me conta aqui nos comentários, qual destino de inverno no Rio de Janeiro você já conhece e é seu favorito.
[…] de música do mundo e já se tornou um marco na cidade, as vezes ocorrendo no verão, e as vezes no inverno no Rio de Janeiro. Com edições bienais, o evento reúne artistas nacionais e internacionais dos mais variados […]
[…] isso, uma visita quase obrigatória durante o inverno no Rio de Janeiro é o icônico Museu de Arte do Rio (MAR), localizado na Praça Mauá. Este […]