
A cidade de Niterói vai ganhar seu primeiro sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Neves (PDT) na noite desta quinta-feira (22), após agenda oficial em Brasília. A nova etapa do projeto será viabilizada por meio de uma parceria com o governo federal, já aprovada segundo o chefe do Executivo municipal. As informações são de Lucas Luciano/Tempo Real.
“Encerrando a agenda em Brasília com mais uma grande conquista para Niterói: foi aprovada a cooperação com o governo federal para o projeto do primeiro VLT de nossa cidade, que vai ligar o Barreto ao Centro. Um passo importante rumo a um futuro ainda mais sustentável e com mais mobilidade para Niterói”, escreveu Rodrigo Neves em suas redes sociais.
Primeira fase do VLT em Niterói
A primeira fase do futuro VLT de Niterói ligará os bairros do Barreto e Centro (Terminal João Goulart), segundo informou a prefeitura. Ao todo, o percurso terá 5 Km com 9 estações ao longo do trajeto.
Um estudo de viabilidade técnica e financeira apresentado junto com o Projeto de Lei 170/2024 aprovado pela Câmara Municipal prevê um percurso de 11,4 km de extensão, ligando Charitas ao Barreto, com 19 estações.
O texto do PL autoriza o Executivo a contratar operação de crédito com a Caixa Econômica Federal para a implantação do VLT, em valor e condições previstos dentro de recursos do Novo PAC Seleções destinado ao município.
Dos R$ 455 milhões que o governo federal destinou para a implantação do VLT em Nierói, R$ 273 milhões são recursos do próprio Orçamento Geral da União (OGU), ou seja, serão investidos diretamente pelo Governo Federal, enquanto o restante, R$ 182 milhões, deveriam ser financiados via Caixa Econômica Federal.
De acordo com o estudo de viabilidade técnica e econômica apresentado, as nove estações da primeira fase do novo modal na cidade são: Dr. March, Barreto, SEOP (Secretaria de Ordem Pública), Praça Nereu Guerra, Travessa Carlos Gomes, Cem Réis, São Lourenço 2, São Lourenço 1 e São João.
Segundo a Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade (SMU), as demais linhas que constam no estudo de viabilidade ainda não têm data para serem lançadas.
Atualmente, o VLT opera apenas no Centro e na Região Portuária do Rio, tornando o projeto inédito no município fluminense.
Linha 3 do metrô em Niterói
Além da novidade sobre o VLT, o prefeito anunciou que, ainda em maio, será iniciado o processo de contratação do projeto da Linha 3 do metrô, prometida há décadas. A futura linha tem potencial de integrar cidades como São Gonçalo, Itaboraí e Maricá, cruzando a Baía de Guanabara por um túnel submarino.
No pacote de anúncios também está prevista a revitalização da Alameda São Boaventura, com integração ao novo terminal do Caramujo, além da construção de um bicicletário próximo à estação do catamarã de Charitas, nos moldes do já existente na Praça Arariboia. O prefeito afirmou que o pedido para a cessão da área de estacionamento foi acolhido pelo governo.