
O Governo do Estado do Rio de Janeiro montou um esquema especial de segurança e serviços para o megashow da cantora Lady Gaga, que acontece neste sábado (3) na praia de Copacabana. A operação reúne mais de 5 mil agentes públicos, visando garantir a segurança, o bem-estar e os direitos dos cerca de 1,6 milhão de fãs esperados para o evento.
“O Governo do Estado planejou a infraestrutura necessária para a realização do show, com equipes de segurança reforçadas e serviços de apoio à disposição do público. Estamos preparados para receber os moradores do Rio e os turistas que estão na cidade”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Segurança pública reforçada
A Polícia Militar atua com 3.300 agentes, 70 viaturas, 78 torres de observação, drones com reconhecimento facial, 48 motopatrulhas, seis quadriciclos, oito cabines móveis, 12 câmeras de reconhecimento facial extras na Avenida Nossa Senhora de Copacabana e cinco tendas de apoio na faixa de areia. Há 18 pontos de bloqueio e 18 pontos de revista, com detectores de metal e controle por reconhecimento facial.
A Polícia Civil mobilizou 1.500 agentes, com reforço em delegacias estratégicas da Zona Sul e do Centro, além da atuação de guias bilíngues e da presença do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos. Delegacias como a 12ª DP (Copacabana), 13ª DP (Ipanema) e 14ª DP (Leblon) operam com centrais de flagrantes.
O programa Segurança Presente conta com mais 80 policiais e 40 viaturas circulando por vias de acesso à praia e nos entornos dos hotéis. A Lei Seca também intensifica ações com blitzes na Região Metropolitana e campanhas de conscientização nas areias.
Bombeiros, saúde e monitoramento
O Corpo de Bombeiros está mobilizado com 400 militares, atuando em frentes terrestre, aérea e marítima. A estrutura inclui ambulâncias, barcos, aeronaves, drones com câmeras térmicas e 12 postos de salva-vidas ativos.
As UPAs de Copacabana e Botafogo estão com reforço nas equipes e contam com duas ambulâncias avançadas próximas à área do evento.
O sistema de monitoramento da área é feito pelo Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), posicionado na Praça do Lido, com imagens ao vivo de drones e câmeras espalhadas por Copacabana.
Transporte e mobilidade
As estações do metrô de Copacabana operam 24 horas, das 5h de sábado (3) até as 23h de domingo (4). A estação Siqueira Campos é a principal recomendada para embarque e desembarque. A Cardeal Arcoverde funcionará apenas para desembarque das 16h às 22h.
Os trens operam com reforço na estação Central do Brasil, a única aberta para embarque. Já as barcas seguem com grade normal de fim de semana.
Hidratação e infraestrutura
A Cedae disponibiliza dois grandes pontos de hidratação, com caminhões-pipa e mais de 100 bombonas de água nas proximidades da Rua Duvivier e Rua Rodolfo Dantas. A estrutura inclui o mascote “Pingo”, que distribui água com borrifadores. O atendimento vai das 10h de sábado até 2h de domingo, com distribuição em copos biodegradáveis.
Turismo e cultura
O projeto #tônoRio, da Secretaria de Estado de Turismo, promove atrações culturais no Posto 4 de Copacabana, com experiências interativas, apresentações artísticas e divulgação de destinos fluminenses.
Programação:
- Sábado (3/05) – 18h: Não Era Amor
- Domingo (4/05) – 18h: Rick Oliveira