
A Prefeitura do Rio de Janeiro está intensificando a vacinação contra o sarampo a partir de segunda-feira (24/03). Após a confirmação de dois casos em São João de Meriti, a Prefeitura decidiu montar postos de vacinação estratégicos pela cidade.
Com esses postos de imunização contra o sarampo instalados em locais de grande fluxo de pessoas, a campanha busca facilitar o acesso da população à vacina e reforçar a proteção contra a doença.
Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) estarão aplicando doses de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no Terminal Gentileza e no Aeroporto Santos Dumont. Já na Central do Brasil, a imunização ocorrerá às terças e quintas-feiras, no mesmo horário.
Além disso, equipes das clínicas da família estão aumentando as visitas residenciais para aplicação da vacina tríplice viral, que é uma vacina que protege contra o sarampo, caxumba e a rubéola. É indicada para crianças a partir dos 12 meses de idade.
Essa campanha da Prefeitura do Rio é voltada para adultos de 18 a 59 anos que ainda não tomaram a vacina e para aqueles com idade entre 18 e 29 anos que tenham recebido apenas uma dose — garantindo, assim, a aplicação da segunda dose necessária para completar a proteção.
Caso você não tenha comprovação, será necessário tomar a vacina novamente – ainda que já tenha tomado em algum momento da sua vida.
Além desses pontos estratégicos, a vacina continua disponível em todas as 239 unidades de Atenção Primária do município, incluindo clínicas da família e centros municipais de saúde. Quem quiser se imunizar também pode buscar os Super Centros Cariocas de Vacinação, localizados em Botafogo e no Park Shopping Campo Grande. A unidade de Botafogo funciona diariamente, das 8h às 22h, enquanto a de Campo Grande segue o horário do shopping.