
O Rio segue firme no topo dos destinos mais procurados do Brasil. No primeiro trimestre de 2025, o estado foi responsável por quase 20% das chegadas de turistas internacionais ao país — 744.071 dos 3.739.649 visitantes que desembarcaram por aqui entre janeiro e março, de acordo com dados divulgados pela Embratur.
Só em janeiro, o Rio recebeu mais de 240 mil turistas vindos de fora. Em fevereiro, foram 262 mil. Março fechou o período com outros 241 mil visitantes internacionais. No acumulado, trata-se do maior número de entradas já registrado na história do turismo internacional no Brasil.
Os argentinos continuam liderando o ranking de estrangeiros que vêm ao país, com 287 mil visitantes no trimestre. Em seguida, aparecem os chilenos (123 mil) e os norte-americanos (91 mil).
Mas os dados podem representar apenas parte do movimento real. Segundo o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o número de turistas que efetivamente visitam o estado pode ser ainda maior.
“Isto não representa o fluxo total de turistas internacionais que vieram ao estado, que pode ser muito maior. Um turista pode ter desembarcado em São Paulo, mas ter se deslocado imediatamente para o Rio. Como também outro turista pode ter desembarcado no Rio para ir a Sergipe. Mas é maior número de chegadas já registrada”, explicou Freixo.