
O Rio de Janeiro é um destino consolidado na visão de turistas estrangeiros, não à toa, 10 dos atrativos turísticos mais pesquisados por estrangeiros no exterior, se encontram na cidade maravilhosa. E os números deste verão reforçam essa ideia. A temporada de 2025 foi um sucesso absoluto, com recordes de visitantes, hotéis lotados e uma movimentação econômica bilionária. Só entre janeiro e fevereiro, mais de 500 mil turistas estrangeiros desembarcaram por aqui, um crescimento de 50% em relação ao mesmo período do ano passado.
O Ano Novo foi, sem dúvidas, um grande sucesso. Trazendo 3 milhões de pessoas à orla carioca e garantindo ocupação máxima nos hotéis da capital e do interior. Janeiro manteve o ritmo acelerado, com taxa média de ocupação de 90% na rede hoteleira e intenso fluxo nos aeroportos e rodoviária. Já o Carnaval bateu novos recordes: foram 98,5% de ocupação nos hotéis da capital e 87% no interior, além de uma movimentação econômica que ultrapassou R$ 6,5 bilhões.
O turismo de cruzeiros também teve uma temporada aquecida, com mais de 20 navios atracando nos portos fluminenses e impulsionando a economia local. No acumulado de 2024, o Rio superou 1,5 milhão de turistas internacionais, se posicionando entre os principais destinos da América Latina.
O melhor primeiro mês do ano, desde 1990
O Rio de Janeiro recebeu 240.151 turistas internacionais em janeiro de 2025. O número é 46% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando 163.598 viajantes vindos de fora estiveram por lá. No monitoramento mensal, o estado fluminense foi o segundo estado brasileiro em número de visitantes estrangeiros desembarcando, ficando atrás apenas do Rio Grande do Sul (518.557). Os dados são do Ministério do Turismo, da Embratur e da Polícia Federal, que contabilizaram mais de 1,4 milhão de visitantes no país, marcando o melhor janeiro da série histórica, iniciada em 1990.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, enfatiza que este é um excelente ponto de largada para que o Brasil supere os números excepcionais de 2024. “O Brasil se destaca como um dos principais destinos turísticos da América do Sul! Iniciamos o ano de forma excepcional, resultado dos esforços do governo do presidente Lula e também do setor para promover nosso país no exterior, melhorar a infraestrutura turística e facilitar o acesso dos viajantes. Seguimos trabalhando para que essa tendência continue impulsionando a economia e gerando novas oportunidades para os brasileiros”, afirmou o ministro.
O recorde, já no início do ano, representa um passo importante para que o Brasil atinja as metas do Plano Nacional de Turismo (PNT), cujo foco é consolidar o país como o principal destino turístico da América do Sul, alcançando 8,1 milhões de turistas estrangeiros por ano e gerando mais de US$ 8,1 bilhões em receitas até 2027.
[…] Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, registrou a chegada de mais de 473 mil visitantes estrangeiros nos dois primeiros meses do ano. O dado é da RIOgaleão, concessionária responsável pela […]