
As obras no antigo Cinema Icaraí, na Zona Sul de Niterói, seguem em ritmo acelerado. O prédio histórico, fechado desde 2006, agora está completamente envolto por telas de proteção, com um canteiro de obras montado e operários trabalhando diariamente. O projeto de retrofit do edifício tem um investimento de R$ 45,7 milhões do município.
A proposta da prefeitura é transformar o antigo cinema em um moderno complexo cultural, que receberá o nome de Cine Concerto Sérgio Mendes, em homenagem a um pianista niteroiense. A obra vai restaurar elementos originais como a fachada e o saguão com suas escadarias, bilheteria e bomboniere, mas reconfigurando todo o interior com novas funcionalidades. O prédio foi construído em estilo art-déco na década de 1930 e é tombado pelo município desde 2001.
Entre os serviços já realizados estão o escaneamento estrutural das paredes e vigas, as demolições internas e a retirada completa do telhado. A obra também já conta com infraestrutura de apoio montada, como contêineres para equipe técnica e refeitório.
O novo projeto prevê salas de cinema, auditório para apresentações, camarins, café, bistrô e até um restaurante com varanda e vista para o mar no último andar. A acessibilidade foi contemplada com a inclusão de elevadores e escadas rolantes, e a sustentabilidade está presente na instalação de painéis solares e sistemas de captação de água da chuva. O palco principal será ampliado, o que permitirá o retorno de grandes espetáculos, incluindo apresentações da Orquestra Sinfônica Nacional da UFF.
O cinema terá ainda um aumento de 1.267 metros quadrados de área construída. A ideia da prefeitura é finalizar a obra até outubro.