
A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) informou na noite desta terça-feira (18/03) que o recurso da Unidos de Padre Miguel a respeito do questionável rebaixamento no Carnaval 2025 foi negado. Confira a nota oficial da Liesa:

De acordo com a LIESA, não o “Manual do Julgador 2025 e o Estatuto da entidade não preveem recursos em função de notas atribuídas por jurados”. Ainda assim, a escola da Vila Vintém recorreu da decisão e solicitou uma Assembleia Geral.
A Liga informou também que o recurso da Grande Rio foi também foi negado.
“Vale ressaltar que, no caso da Unidos de Padre Miguel, a agremiação apresentou um ofício, paralelamente, ao Conselho Deliberativo, nesta terça-feira, solicitando a marcação de uma assembleia geral”, informa o comunicado da Liga.
A escola de samba Unidos de Padre Miguel, que subiu para o Grupo Especial no Carnaval de 2024, apresentou o enredo “Egbé Iyá Nassô” em 2025, dos carnavalescos Alexandre Louzada e Lucas Milato, e foi rebaixada com 266,8 pontos. Uma das justificativas para uma pontuação abaixo do esperado foi o “excesso de termos em iorubá”.
No entanto, o enredo da Unidos de Padre Miguel falava exatamente sobre a primeira casa Ketu do Brasil, logo, é totalmente justificável a utilização desses termos no samba.
Ainda sobre o julgamento questionável, a Unidos de Padre Miguel segue na luta para evitar o rebaixamento.
“Durante a revisão das justificativas, foram identificadas inconsistências graves, incluindo penalizações em quesitos específicos devido a uma falha técnica no caminhão de som – um problema alheio à responsabilidade da Unidos de Padre Miguel e que, portanto, não deveria ter resultado em perda de pontos.
Diante dessas e outras irregularidades, a escola buscará os meios adequados para contestar a decisão, sempre pautada no respeito, na isonomia e na valorização do trabalho de toda a sua comunidade.
A luta é por justiça e pelo reconhecimento do esforço de cada integrante que se dedicou para levar à Avenida um desfile digno da história da Unidos de Padre Miguel”, informou o comunicado da UPM, após o resultado no Carnaval 2025.
[…] Unidos de Padre Miguel anunciou, nesta segunda-feira (31), que Lara Mara é a nova presidente administrativa do Boi […]