
O presidente da Superliga Carnavalesca do Brasil, entidade responsável pelos desfiles da Avenida Intendente Magalhães, revelou em entrevista ao site CARNAVALESCO a possibilidade de negociações para que terrenos desocupados nos arredores da via sirvam de barracão das escolas da Série Prata e Bronze.
“O prefeito Eduardo Paes, em conversa comigo, já sinalizou a possibilidade de, em um outro formato (não no mesmo formato da Cidade do Samba, nem da Cidade do Samba 2), fazer algo para as agremiações das séries Prata e Bronze. Nós imaginamos a área do antigo Centro de Treinamento do Botafogo em Marechal Hermes. É um terreno que está na reta para a Intendente Magalhães. Não é numa zona de moradia, as vias são largas, amplas. Há a questão, no entanto, da viabilidade do projeto. Esta é a nossa primeira conversa: entender a quem pertence o terreno e ver a viabilidade de trânsito, mas isso já é um ponto com o nosso prefeito”, disse Luiz Vinícius Macedo.
Além de adiantar os detalhes do possível acordo, o presidente elogiou a gestão de Eduardo Paes, em seu terceiro mandato como prefeito da Cidade Maravilhosa, pela condução do carnaval.
“Eu, particularmente, só tenho a agradecer ao tratamento que a Prefeitura, o prefeito Eduardo Paes tem dado para as agremiações da Intendente Magalhães. Ele, como todos sabem, é amante do carnaval. A gente conseguiu um aumento gradativo nos recursos a cada ano. O prefeito sempre nos deu aumento em relação à subvenção. Ele visualiza a dificuldade que é fazer carnaval na Intendente Magalhães”, afirmou.
A conversa ainda se estendeu acerca do Carnaval 2025 na Intendente, a possível manutenção do esquema de dias de desfiles (com a Série Prata nos mesmos dias do Grupo Especial). Confira abaixo a entrevista completa.
Balanço do Carnaval 2025
Sobre o Carnaval 2025, Luiz disse que
“foi marcado pela organização e tranquilidade. Houve um nível de competição altíssima entre as agremiações. O balanço que a gente faz é de sucesso. Vamos buscar as melhorias possíveis para o Carnaval de 2026 naquilo que a gente identificar que houve falha, mas tenho certeza que tivemos bastante elogio por parte do público, dos desfilantes. Foi muito satisfatório.”
Definição dos dias de desfile
“A gente precisa entender com os órgãos públicos, com a Riotur e a Prefeitura, se vai ter alguma alteração em relação ao que nos foi solicitado no final de 2024. O formato da Série Prata nos mesmos dias de desfile do Grupo Especial foi uma solicitação da Riotur, da Prefeitura. Esse ano nós não tivemos problema nenhum de trânsito, de fechamento, de entrega de avenida. A Intendente Magalhães é uma avenida de fluxo de veículos que liga a Zona Oeste à Zona Norte, de forma que a gente precisa ter o cuidado de estar alinhado com a Prefeitura e com a Riotur. A gente vai respeitar as orientações da Prefeitura, que, pelo meu entender, vai seguir o padrão desse ano.”
Análise do sistema de som
“Nós tivemos, em 2025, o melhor som dos últimos anos na Intendente Magalhães. Colocamos um profissional da Liga responsável pela parte de sonorização e usamos um sistema novo, de Bluetooth com corte no delay, o que facilitou muito. A empresa de som da Avenida e a empresa que foi responsável pelos carros de som foram empresas dedicadas, competentes. O nosso profissional, o nosso técnico se entendeu muito bem com as duas empresas. No último dia, salvo engano, teve um problema nesse sistema e aí tiveram que cabiar novamente. O sistema de cabeamento já está um pouco obsoleto, porque acaba que o carro alegórico passa em cima do cabo e rompe, interfere no som. Foi essa intercorrência que nós tivemos, mas o sistema vai se aprimorar para o próximo ano.”
Aqui, você pode conferir a entrevista completa.
[…] +Leia também: Presidente da Superliga anuncia negociações com a Prefeitura do Rio para que escolas tenham barrac… […]