
A Defesa Civil do Rio acionou 10 sirenes em três comunidades da Zona Norte do Rio por conta do grande volume de chuvas no início da manhã deste sábado (05/04).
A forte chuva que cai sobre o Rio de Janeiro desde a noite de sexta-feira (04/04), tem causado alagamentos em diversas regiões da cidade. A cidade entrou no Estágio 2 às 6h05 e, apesar da melhora no tempo, continua na categoria até o início da tarde.
A chegada do temporal já era prevista devido a passagem de uma frente fria pelo município.O sistema Alerta Rio registrou ocorrências de chuvas forte por volta das 3h30. As chuvas foram mais intensas no Jardim Botânico, Copacabana, Vidigal, Rocinha, Barra e Barrinha, Urca. Segundo o Centro de Operações, por volta de 4h30, as chuvas começaram a perder força na Zona Sul e se movimentaram para o entorno do maciço da Tijuca com intensidade moderada.
Na manhã deste sábado, por volta das 6h, foram acionadas um total de dez sirenes nas comunidade da Formiga, Borel, Arrelia e Jamelão. A mensagem orientava aos moradores das regiões a deixarem seus imóveis, devido aos volumes de chuva terem atingido o nível no qual se identifica risco de deslizamento.
No Andaraí, um deslizamento atingiu uma casa durante a madrugada deste sábado no Morro do Andaraí. Não houve vítimas.
“Em 24h, houve acumulado de chuva superior a 120 mm nestas comunidades, segundo os dados pluviométricos do Sistema de Alerta e Alarme”, disse a Defesa Civil.
Até as 9h20, havia 18 bolsões e pontos de alagamento no município em diferentes bairros.
A manhã na cidade deve ser de chuva moderada e forte, com tendência de queda na temperatura. A máxima prevista é de 27°C e mínima de 17°C. Os ventos estarão moderados a fortes.
Temporal causou transtornos em todo estado do RJ
A subida da Serra de Petrópolis, na praça de pedágio em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense foi fechada preventivamente por medida de segurança, no sentido Juiz de Fora, devido ao temporal que atingiu o trecho durante a manhã de sábado.
Na Região Serrana, o Cemaden alerta que previsão de chuvas persiste para este sábado (5), com acumulados que podem superar 100mm de chuva em 24 horas. Na BR-040, que ficou fechada por conta de alagamentos na sexta-feira, foram registrados mais bolsões d’água após um novo temporal em Duque de Caxias.
O município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, entrou em estado de alerta máximo por conta das chuvas. Diversos pontos da cidade registraram mais de 80 mm de chuva nas últimas 24 horas. A concessionária que administra a Rio-Santos afirmou que realizou a interdição de trechos entre os kms 428 e 542, nas regiões de Angra dos Reis (RJ), Paraty (RJ) e Mangaratiba (RJ).
As interdições estão previstas para durar até pelo menos 12h deste sábado (5).
Foto de capa: CNN