
Em uma ação conjunta da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (SEDCON) e do PROCON-RJ, fiscais encontraram alimentos vencidos e sem informações da procedência em alguns hotéis de Copacabana. A operação, realizada às vésperas do show da cantora Lady Gaga, culminou na autuação de quatro estabelecimentos, cujos nomes não foram divulgados.
Os agentes identificaram produtos vencidos e sem informações sobre data de manipulação, validade ou origem – todos foram descartados durante a fiscalização. Os estabelecimentos terão 15 dias para apresentar a defesa.
O secretário estadual de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, criticou a negligência: “encontrar alimentos vencidos em hotéis de alto padrão, em plena preparação para um evento histórico, é inaceitável. O consumidor merece respeito e segurança, e nós estaremos atentos para garantir isso“.
A fiscalização na região começou na semana passada e já autuou 18 estabelecimentos – incluindo bares, restaurantes, lanchonetes e quiosques – por irregularidades como cobrança de consumação mínima – que configura prática abusiva proibida pelo CDC -, produtos sem especificação quanto à procedência, data de manipulação e validade, ausência de preço em produtos expostos. Além de problemas estruturais como ausência da tela de proteção no ralo do corredor externo de acesso às cozinhas, fiação exposta, grades das geladeiras e prateleiras de armários na cozinha com ferrugem, entre outras.
O consumidor que quiser realizar alguma denúncia ou reclamação pode acessar os canais de atendimento do Fala Consumidor (SEDCON) e do PROCON-RJ.
- Fala Consumidor (SEDCON):
- WhatsApp: (21) 99336-4848
- Telefone: 0800-2020143
- E-mail: atendimento@sedcon.rj.gov.br
- PROCON-RJ:
- Disque 151
- WhatsApp para Denúncias: (21) 98104-5445