
A presidente Guanayra Firmino foi aclamada, na manhã deste sábado (12), na quadra da Mangueira, Zona Norte do Rio, para o segundo mandato no comando da escola. Única candidata com chapa inscrita para o processo eleitoral, que se encerrou em março, ela seguirá à frente da Verde e Rosa, junto ao vice Moacyr Barreto, até 2028, ano do centenário da agremiação – o aniversário de 97 anos acontece no próximo dia 28 de abril.
Estiveram presentes à cerimônia representantes de diferentes segmentos da escola e da comunidade, além de torcedores.
Neta de Tia Fé (1850-1937), uma das principais personagens do processo de fundação da Mangueira, Guanayra presidiu a Mangueira nos últimos três Carnavais. No período, a agremiação ficou no quinto lugar em 2023; no sétimo em 2024; e no sexto em 2025, quando levou à avenida o enredo “À Flor da Terra – No Rio da Negritude entre Dores e Paixões”, que abordava os reflexos do povo bantu, escravizado no Rio, na sociedade carioca contemporânea.
Recentemente, a Mangueira anunciou a saída do intérprete Marquinhos Art’Samba, que estreou na escola como campeão, com o enredo “História pra ninar gente grande”, em 2019. Já Dowglas Diniz, a outra “voz” da escola nos últimos três desfiles, teve permanência confirmada para 2026. Quem também fica para o próximo Carnaval é o carnavalesco Sidnei França.