Galeão inaugura área para remessas expressas e deve processar até 120 mil pacotes por dia

Aeroporto Internacional do Galeão ganhou, em fevereiro, uma nova área dedicada a remessas expressas, voltada para compras feitas no exterior através das plataformas de e-commerce. A estrutura foi criada pelo RIOgaleão Cargo, como resposta direta à crescente demanda gerada pelo programa Remessa Conforme, da Receita Federal, lançado em 2023. As informações são do Diário do Rio.

O espaço, primeiro do tipo alfandegado no terminal, já processou 240 mil remessas no mês de estreia e deve atingir a marca de 1 milhão de encomendas processadas apenas em março. O auge da operação é esperado para maio, quando a movimentação pode ultrapassar os 3 milhões de pacotes mensais, o equivalente a 120 mil por dia.

A nova operação foi customizada para um grande player internacional do setor, que passou a utilizar o Galeão como porta de entrada de suas encomendas no Brasil. Para atender às exigências do cliente e garantir conformidade com a legislação aduaneira, a concessionária desenvolveu processos e treinamentos específicos para as equipes envolvidas.

“Criamos um programa de treinamento específico para a equipe dedicada a essa operação. Foi um esforço multidisciplinar para realizar as adequações necessárias, garantindo conformidade com a legislação aduaneira e os requisitos do cliente”, explicou Eduardo Calderelli, gerente de Operações do RIOgaleão Cargo.

Com capacidade para 9 mil remessas por hora, o terminal reforça sua posição estratégica no setor de cargas internacionais. A área de remessa expressa conta com raio-x, porta-paletes, espaços para inspeção de órgãos fiscalizadores, sistemas de controle e toda a infraestrutura alfandegada exigida pela Receita Federal. Atualmente, o espaço movimenta mais de 500 toneladas de carga por mês.

“Acreditamos que a demanda por remessas expressas vai continuar crescendo. Por isso, já estamos preparados para receber mais demanda. Contamos com espaço para expandir esse tipo de serviço, além da experiência do GIG com operação de alfândega”, destacou Leandro Lopes, gerente comercial do RIOgaleão Cargo.

A operação também gerou mais de 100 empregos diretos, com a contratação de 53 profissionais pelo RIOgaleão e 50 pelo operador logístico que aluga a área.

Deixei um comentário