
O Prêmio Rio de Letras 2025 foi oficialmente lançado nesta quarta-feira (30/04), em cerimônia realizada na sede da Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro. A nova edição, promovida pela Firjan SESI em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc) e com curadoria da ABL, tem como tema central “a humanidade e a natureza” e já está com inscrições abertas.
O prêmio é voltado a estudantes do Ensino Médio das redes Firjan SESI e estadual, além de trabalhadores da indústria fluminense, e busca incentivar a produção literária, a reflexão crítica e o engajamento em questões ambientais — em sintonia com a realização da COP30, marcada para novembro deste ano, em Belém (PA).
“Este prêmio une educação, cultura e arte para transformar palavras em sementes que levem a um presente e a um futuro melhor”, destacou o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, durante o evento de lançamento, que também contou com a presença de imortais da ABL, como Merval Pereira, e representantes da Seeduc, como a subsecretária Myriam Medeiros.
A edição de 2025 será ainda maior, com 81 trabalhos premiados nas categorias Crônicas, Contos e Poesias, distribuídos entre os três anos do Ensino Médio, divididos por rede de ensino, e por faixas etárias no caso dos trabalhadores da indústria. As premiações incluem tablets, kindles, troféus, livros e a publicação dos textos vencedores em uma coletânea organizada pela Firjan SESI e selecionada pelos acadêmicos da ABL.
A cerimônia também teve participação da engenheira ambiental Aline Matulja, porta-voz do Verificados pelo Clima da ONU, do Coral Firjan SESI Nova Iguaçu e uma exibição especial do recital “Uma Academia Toda Prosa”, com a atriz Fernanda Montenegro interpretando um texto do líder indígena e imortal Ailton Krenak.
A proposta da premiação é promover a conexão entre literatura e temas contemporâneos. Em 2024, o tema “histórias de diversidade” dialogou com o Enem daquele ano e contribuiu para o desempenho de participantes como Rillary Souza, ex-aluna da Firjan SESI Três Rios, que conquistou 940 pontos na redação do Enem e garantiu vaga no curso de Farmácia da Universidade Federal de Juiz de Fora. “O tema e a prática me ajudaram a organizar as ideias e melhorar minha argumentação”, relatou a estudante, vencedora na categoria Crônicas.
As inscrições e informações completas estão disponíveis no site oficial do prêmio: www.escolafirjansesi.com.br/premioriodeletras.