De acordo com o meteorologista do Climatempo, o fenômeno que chamou atenção é uma nuvem lenticular.
Nesta quinta-feira (29), um fenômeno natural encantou os moradores e visitantes do Rio de Janeiro. O famoso Pão de Açúcar foi palco de um impressionante fenômeno atmosférico, conhecido como “chapéu de nuvens”. Esse fenômeno ocorre quando nuvens formam uma espécie de capa ou chapéu sobre montanhas e picos elevados.
De acordo com a meteorologista Hana Silveira, do Climatempo, que conversou com o portal de notícias “g1”, trata-se de uma nuvem lenticular.
Ela explicou que esse tipo de nuvem se forma quando um fluxo de ar úmido contorna uma cadeia de montanhas. Nesse processo, o vapor d’água passa para o seu estado líquido, formando então a nuvem. Hana também disse que o fenômeno se forma sobre uma atmosfera estável, quando a formação de nuvens mais extensas, que provocam chuva, não é favorecida.
Esse mesmo fenômeno, da criação de uma nuvem lenticular, também foi visto em abril no Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Niterói.
A ocorrência desse fenômeno é relativamente rara e pode variar de acordo com a época do ano e as condições meteorológicas.