Exposição no CCBB-RJ reúne arte contra-colonial de 16 artistas brasileiros

O Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro recebe até o dia 30 de junho a exposição Indomináveis Presenças, mostra que reúne 114 obras de 16 artistas brasileiros em suportes como gravura, pintura, fotografia, escultura, vídeo, foto performance e inteligência artificial. Com curadoria de Luana Kayodè e Cíntia Guedes, a exposição propõe uma imersão em narrativas visuais contra-coloniais e tem entrada gratuita, mediante retirada de ingressos no site do CCBB ou na bilheteria física.

Apresentada pelo Ministério da Cultura e pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Rouanet, Indomináveis Presenças já passou por Brasília e São Paulo, e chega agora ao Rio com o propósito de dialogar com a forte presença negra e periférica da cidade. “Nossa expectativa é que a mostra componha novas imagens que afirmem nossas comunidades, nossos territórios identitários e nossos futuros possíveis”, dizem as curadoras.

A exposição se organiza em três eixos curatoriais – “Ancestralidade e Espiritualidade”, “Corporalidade e Dissidências” e “Territorialidade e Futuro” – e reúne artistas de diferentes regiões do Brasil. Destaques incluem a série Oyá – Imagens de Revolta (2023), de Rafa Bqueer, que ressignifica a potência simbólica do orixá Oyá; os trabalhos de Mayara Ferrão, vencedora do Sauer Art Prize no SP-Arte 2025; e a série Sapatona (2024), de Gê Viana, que explora memórias afro-indígenas por meio de colagens fotográficas.

Estão também presentes nomes como Adu Santos (SP), que investiga ausências na museologia; Bernardo Conceição (BA), que atua com arte multidisciplinar; Bixa Tropical (BA), com trabalhos sobre liberdade corporal; Cosmos Benedito (MS), com foco em ancestralidade indígena; Edgar Azevedo (BA); Panamby (SP/MA); Emerson Rocha (SP), que retrata a homoafetividade periférica; Helen Salomão (BA); Juh Almeida (BA); Lucas Cordeiro (BA); Rafaela Kennedy (AM); Rainha F (RJ); e Uyra Sodoma (PA), conhecida como “Árvore que Anda”.

Segundo as curadoras, o projeto nasceu de um processo coletivo, com diálogo constante entre curadoria e artistas. “É uma exposição que se firma como marco de resistência e reparação simbólica. Reflorestar o imaginário coletivo é também ocupar espaços historicamente excludentes”, afirmam.

Serviço:

Indomináveis Presenças
De 30 de abril a 30 de junho de 2025
Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Primeiro de Março, 66 – 4º andar, Centro, RJ)
Quarta a segunda, das 9h às 20h (fechado às terças)
Entrada gratuita, com retirada de ingressos em bb.com.br/cultura
(21) 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br
Site: afrontart.com/exposicoes/indominaveis-presencas
@ccbbrj no Instagram, Facebook, TikTok e X

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *