
Mesmo com o aguardado show de Lady Gaga acontecendo em Copacabana, os bairros de Ipanema e Leblon lideram a ocupação hoteleira no Rio para o fim de semana do megaevento. Os vizinhos ‘mais chiques’ registram quase 97% de ocupação, superando Copa, que ficou ligeiramente atrás, com 95,36% — apesar de concentrar a maior parte da rede hoteleira da cidade e ser o palco do espetáculo.
O dado chama atenção porque tanto Ipanema quanto Leblon possuem uma infraestrutura hoteleira muito mais enxuta do que Copacabana. Ao longo dos últimos anos, diversos hotéis tradicionais foram desativados, substituídos por empreendimentos residenciais ou fechados para reformas. Um exemplo é o antigo Hotel Marina, no Leblon, fechado desde 2017 e ainda sem data para reabrir. O prédio, que era um dos maiores do bairro, concentrava boa parte dos leitos disponíveis por ali.
Alternativas mais acessíveis: Botafogo, Flamengo e até Barra
Com os preços salgados nos bairros do “circuito Gaga”, turistas e fãs que vêm de outras cidades estão buscando alternativas mais acessíveis — mas ainda próximas. Flamengo e Botafogo aparecem bem colocados na lista, com 87,89% de ocupação hoteleira. Além de estarem a poucos minutos de metrô de Copacabana (cujo funcionamento será 24 horas no sábado), ainda oferecem diárias mais em conta, principalmente para quem reservou com antecedência.
Já os bairros mais afastados, como Barra da Tijuca, Recreio e São Conrado, somados, registram 83,10% de ocupação. Apesar de estarem longe do palco do evento, continuam sendo opções para quem busca estrutura hoteleira mais ampla — e não se importa tanto com o deslocamento.
Leia mais sobre o show da Lady Gaga em Copacabana: