Enredo do Salgueiro vai homenagear Rosa Magalhães

O Salgueiro anunciou, nesta quarta-feira (21), o enredo que levará à Marquês de Sapucaí no Carnaval de 2026. Com o título “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau“, a escola homenageará a carnavalesca Rosa Magalhães (1947-2024). A vermelho e branco encerrará os desfiles da terça-feira de Carnaval, no dia 17 de fevereiro.

O enredo trará uma viagem lúdica pela trajetória criativa de Rosa, partindo da biblioteca onde a artista iniciava suas pesquisas. A narrativa se desenvolverá por meio de personagens dos contos de fadas, figuras históricas e do imaginário popular brasileiro, culminando em uma grande celebração. A proposta busca refletir o estilo visual e o conteúdo profundamente pesquisado que marcaram a obra da carnavalesca.

rosa magalhaes no salgueiro

Segundo o carnavalesco Jorge Silveira, que assina o enredo ao lado do curador Leonardo Antan, o objetivo é destacar o legado da professora.

“Rosa foi o maior nome que a cultura carnavalesca brasileira produziu. Com sua generosidade artística e humor inteligente, nos guiou por um universo fantástico”, afirmou. “Em 2026, o Salgueiro, honrosamente, encerra os desfiles convidando todo o mundo do samba a celebrar a obra da maior de todos nós.”

Para Leonardo Antan, o enredo também cumpre uma função educativa. “Rosa foi uma artista genial que redefiniu as células-base da linguagem carnavalesca”, explicou. “Em suas narrativas, revelou histórias transbordantes de Brasis, que misturam povos e tempos, frutos de profundas e profícuas pesquisas.” A equipe criativa conta ainda com Ricardo Hessez e Allan Barbosa.

Rosa Magalhães foi uma das mais premiadas carnavalescas do país, com oito títulos conquistados por escolas como Império Serrano, Imperatriz Leopoldinense e Vila Isabel. Professora e artista plástica, teve passagem marcante pelo Salgueiro nas décadas de 1970 e 1990. Também foi responsável pela cerimônia de abertura dos Jogos Pan-Americanos de 2007, trabalho que lhe rendeu o Emmy Internacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *