
O árbitro Anderson Daronco esteve no centro de duas controvérsias recentes no futebol brasileiro. No confronto entre Corinthians x Vasco, realizado neste sábado, (05/04) na Neo Química Arena, o Corinthians venceu por 3 a 0. Entretanto, a partida foi marcada por polêmicas envolvendo o árbitro de vídeo (VAR) e as decisões de Daronco. Dois gols do Corinthians foram anulados após revisão do VAR, gerando debates acalorados sobre a atuação da arbitragem. No primeiro lance, Matheus Bidu marcou, mas o gol foi invalidado por uma falta no início da jogada. No segundo, Memphis Depay balançou as redes, porém o gol também foi anulado devido a um impedimento.
Entenda o que aconteceu no jogo do Corinthians x Vasco
Ramón foi expulso aos 37 minutos da etapa final, após o segundo gol anulado do Corinthians. Ele recebeu cartão vermelho direto por reclamação. Foi a terceira vez que Anderson Daronco mandou o técnico argentino deixar a lateral do campo durante jogos. As outras duas expulsões foram em setembro de 2024, na derrota por 2 a 1 para o Botafogo, e em agosto de 2023, no empate por 1 a 1 com o Bragantino quando ainda comandava o Vasco.
Com isso, Ramón cumprirá suspensão no Dérbi com o Palmeiras na próxima rodada, no Allianz Parque. A partida está marcada para o sábado da semana que vem, dia 12, a partir das 18h30 (de Brasília).
Me surpreende que, na minha história futebolística, esse é o único árbitro que me expulsou três vezes. Eu falo com paixão, ele anulou dois goles e não disse absolutamente nada. Me faz perder o clássico, é um lindo espetáculo em que participamos todos, me expulsou e não disse nada.
Pelo contrário, dizia ‘tranquilo’ e, de repente, sacou o vermelho e não disse nada. Que não volte a repetir nem da minha parte nem da dele. Não é possível que me expulsou três vezes. – Ramón Díaz, técnico do Corinthians, na coletiva
Na súmula da partida, Daronco escreveu que expulsou o treinador por “ato hostil“. De acordo com o árbitro, Ramón apontou o dedo em riste e disse: “Tu sempre toma decisões contra nós“.
Expulsei os 37′ da segunda etapa com o cartão vermelho direto, o sr. Ramon Diaz, treinador do Corinthians, pois quando fui em sua direção para adverti-lo por protestar contra a arbitragem, o mesmo saiu de sua área técnica em minha direção com o dedo em riste apontando para minha face em ato hostil, proferindo as seguintes palavras: ‘Tu sempre toma decisões contra nós!’. Após esse momento, o mesmo se retirou do campo normalmente. – Daronco, na súmula
A atuação do árbitro e do VAR nesta partida causaram revolta em torcedores e jogadores que expressaram suas insatisfações nas redes sociais:
Esses episódios reacendem o debate sobre a qualidade da arbitragem e o uso do VAR no futebol brasileiro, levantando questionamentos sobre a consistência e transparência nas decisões tomadas durante as partidas.