
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) divulgou nesta semana o plano tático operacional que será executado durante o aguardado show da cantora Lady Gaga, marcado para o próximo sábado (03/05) na praia de Copacabana. A corporação atuará com uma megaoperação em três frentes — terrestre, aérea e marítima —, com o objetivo de garantir a segurança do público estimado em centenas de milhares de pessoas.
A operação especial mobilizará profissionais de diversas especialidades, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, combatentes, guardas-vidas, mergulhadores, operadores de drone, tripulantes de embarcações e pilotos.
“Sabemos que grandes eventos como esse movimentam a cidade e geram grande expectativa. Por isso, mobilizamos o Corpo de Bombeiros em operação especial para garantir que tudo ocorra com segurança e organização. Quem for curtir o show da Lady Gaga vai poder aproveitar com a certeza de que estamos prontos para agir em caso de necessidade”, afirmou o governador Cláudio Castro.
Ao todo, serão ativados 12 postos de guarda-vidas ao longo da orla antes, durante e após o evento, com atendimento imediato a banhistas e frequentadores. O CBMERJ empregará uma frota diversificada, incluindo aeronaves, ambulâncias, viaturas de resposta rápida, quadriciclos, motos aquáticas, barcos infláveis, lanchas, viaturas de busca e salvamento, além de veículos para combate a incêndios, com destaque para autoescadas mecânicas com mais de 40 metros de alcance.
Os bombeiros estarão posicionados em pontos estratégicos ao longo de toda a extensão da praia de Copacabana, com suporte direto de três unidades operacionais: o 3º Grupamento Marítimo de Copacabana, o 17º Grupamento de Bombeiros Militar de Copacabana e o 1º Grupamento Marítimo de Botafogo.
Leia mais sobre o show da Lady Gaga em Copacabana: