Exposições inéditas integram a programação da 32ª edição do Portas Abertas, tradicional evento de Santa Teresa que, agora, também será realizado na Lapa.
De portas fechadas desde a pandemia, a Galeria Scenarium voltará às atividades nos dias 7, 8, 14 e 15 de setembro, das 10h às 18h, apresentando três exposições, que integram a programação da 32ª edição do Portas Abertas, tradicional evento de Santa Teresa que, agora, também será realizado na Lapa, no Centro do Rio de Janeiro. A galeria reúne um acervo sobre mobiliário das casas cariocas ao longo do tempo, por meio de recriações de ambientes.
A casa faz parte do Grupo Scenarium, de propriedade do empresário Plínio Fróes.
Com as mostras especiais, a Galeria Scenarium pretende levar os visitantes a uma viagem pelas artes e histórias da cidade do Rio.
Na primeira exposição, a “Gabinete Selaron de Curiosidades”, o homenageado será o artista plástico chileno Jorge Selarón, por sua obra mais conhecida a “Escadaria do Convento” ou “Escadaria Selarón”, que liga a Rua Joaquim Silva, na Lapa, à Ladeira de Santa Teresa. O artista chileno faleceu de forma trágica em 10 de janeiro de 2013, aos 65 anos.
A segunda mostra é a “Exposição Coletiva de Arte Realista e Arte Contemporânea”, com curadoria de Plínio Fróes. O empresário e estudante de arquitetura nasceu e Minas Gerais e adotou o Rio de Janeiro como residência, segundo o Diário do Porto. A sua relação de amor pela cidade o levou a reunir uma extensa coleção de artes e antiguidades.
“Azul Cobalto, Azulejos e Memórias”, é terceira exposição e tem como curadora Cristina Lodi, arquiteta especialista em patrimônio cultural. Atualmente Cristina também é secretária executiva do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade.
Fundação do Grupo Scenarium ocorreu em 1990
Nos dias 8 e 15 de setembro, das 10h às 18h, o Rio Scenarium e o Santo Scenarium, também receberão exposições da 32ª Artes de Portas Abertas. No casarão de shows e eventos, construído há quase 200 anos, será apresentada a exposição “Coleção de Artes e Antiguidades, dos Séculos VIII ao XX”. No Santo Scenarium, que funciona como um restaurante de cozinha contemporânea, a mostra “Coleção de Arte Sacra, Popular e Oratórios, dos Séculos XVIII ao XX” será a grande atração.
Fundado em 1990, o Grupo Scenarium inclui ainda o restaurante Mangue Seco. O empreendimento é resultado de uma sociedade entre Plínio Fróes e Nelson Torzecki. Todas as atrações do grupo estão instaladas em sobrados antigos do Quarteirão Cultural da Rua do Lavradio.