A Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, é um bairro vibrante e dinâmico que atrai moradores e visitantes devido às suas praias deslumbrantes, vida noturna animada e infraestrutura moderna. Chegar à Barra da Tijuca pode ser uma experiência emocionante, pois a beleza do caminho se mistura à antecipação das aventuras que aguardam. Neste artigo, vamos explorar diversas maneiras de como chegar na Barra da Tijuca, esse local encantador, destacando opções de transporte, pontos de referência e dicas para uma jornada tranquila.
Como chegar na Barra da Tijuca de BRT
Para chegar na Barra da Tijuca utilizando o BRT Barra da Tijuca (Bus Rapid Transit), você seguirá um trajeto eficiente e direto. O BRT é uma forma rápida e conveniente de transporte público no Rio de Janeiro, proporcionando deslocamentos mais ágeis em comparação com outros meios.
Corredor Transoeste
O Corredor Transoeste é o primeiro corredor em operação na cidade do Rio e se tornou uma importante via de transporte público no Rio. Transportando diariamente mais de 216 mil passageiros, em 60 quilômetros de pista exclusiva, ele possui 62 estações e quatro terminais (Alvorada, Santa Cruz, Campo Grande e Jardim Oceânico).
Corredor Transcarioca
Inaugurado em 2014, o corredor expresso liga o terminal Alvorada, na Barra da Tijuca, ao Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão), na Ilha do Governador, através da linha 46.
Já nas estações Madureira Manaceia e Olaria, o BRT faz integração com os trens da Supervia e em Vicente de Carvalho é possível fazer a integração com a linha 2 do Metrô.
Corredor Transolímpica
O corredor Transolímpica, possui 18 estações e 3 terminais (sendo eles: Recreio, Centro Olímpico e Sulacap). Com 26 quilômetros de pista exclusiva. A expectativa é que, em seu pleno funcionamento, a via, que trafega por 11 regiões, chegue a transportar até 70 mil passageiros por dia e reduza o tempo de viagem em até 60%, dos passageiros que viajam entre a Av. Salvador Allende, no Recreio, até Deodoro.
Como chegar na Barra de Metrô – Linha 4
Em 2016, a Barra da Tijuca ganhou uma estação de metrô novinha, chamada Jardim Oceânico. Esta estação de metrô é o terminal da linha 4 do Metrô Rio.
A linha 4 do Metrô – Jardim Oceânico liga faz integração com a linha 1, levando os passageiros até a Zona Sul do Rio de Janeiro e conta também com integração com o BRT, que opera com linhas que fazem paradas também no Terminal Alvorada.
A Linha 4 conta com seis estações, sendo elas: Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea (ainda em construção), Antero de Quental, Jardim de Alah e Nossa Senhora da Paz – e tem aproximadamente 16 quilômetros de extensão.
Segundo a concessionária, é possível sair da Barra e chegar em Ipanema em até 13 minutos. E o trajeto da Barra ao Centro do Rio pode ser feito em até 34 minutos.
Como chegar na Barra de Ônibus
Muitas linhas de ônibus, fazem o trajeto até a Barra da Tijuca, com destino final o Terminal Alvorada. Interligando assim, diversos pontos da cidade do Rio.
Como, por exemplo, o 614, que sai da Zona Norte, seu ponto final é na saída do Shopping Nova América e faz o trajeto até a Barra pela Linha Amarela. O 692 também interliga o trajeto Zona Norte – Barra da Tijuca, com saída do Norte Shopping.
O 315, que liga a Barra da Tijuca até o Centro do Rio de Janeiro. Seguindo um percurso pela Avenida Brasil.
Ou até mesmo o 862, que liga a Barra da Tijuca a outros pontos da Zona Oeste, como Rio das Pedras.
Lembre-se de que as informações podem ser atualizadas, e é sempre aconselhável verificar horários, rotas e outras informações relevantes antes da viagem. O sistema de transporte público é uma opção eficaz para se deslocar pelo Rio de Janeiro, oferecendo praticidade e rapidez.