Guia denuncia a instalação de uma placa de metal na Pedra da Gávea, no Parque Nacional da Tijuca

O guia de turismo Marcos Rabello denunciou a instalação de uma placa na Pedra da Gávea, no Parque Nacional da Tijuca, em São Conrado, na Zona Sul do Rio. A denúncia foi divulgada em vídeo que viralizou nas redes sociais.

Segundo relatos, a chapa metálica foi fixada para homenagear um homem que teria feito trilhas em 2008. A placa celebra 270 subidas feitas à Pedra da Gávea por Flávio de Lemos Gondin da Fonseca que tinha 50 anos de idade quando realizou a trilha.

A homenagem ainda informa sobre melhor tempo, maior número de subidas em um mesmo dia e média de tempo das 100 e 200 melhores subidas.

O guia de trilhas Marcos Rabello, que gravou o vídeo, reclama da homenagem:

Que isso? Como é que tu vai colocar uma placa de metal no atrativo natural só pro ego? Ah, é pra lembrar. Não, se é pra lembrar, você coloca no seu centro excursionista, você coloca no seu clube, você coloca na sua associação. Agora, não pode fazer o bem natural de outdoor, né?

A Pedra da Gávea é tombada pelo Governo Federal desde 1973 como Bem Cultural de Natureza Material.

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a placa já foi retirada.

Em nota, o Parque Nacional da Tijuca afirma que, por meio das imagens de redes sociais, a fiscalização da Unidade de Conservação vai avaliar a possibilidade de identificar o infrator para possível notificação/multa sobre o vandalismo.

É importante reforçar que o vandalismo, como pichação e instalação de estruturas não autorizadas dentro da UC, são extremamente proibidos e constituem infração ambiental, sujeita a multas que variam de R$ 500,00 a 10.000,00.

As informações são da BandNews.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *