
O Jaé é o novo sistema de bilhetagem eletrônica que vai substituir o RioCard nos principais modais da cidade do Rio de Janeiro. E para não deixar dúvidas, reuniremos aqui as principais dúvidas a respeito do novo cartão.
O RioCard é um sistema de bilhetagem eletrônica, que foi lançado em 2005 e é aceito na maioria dos transportes públicos no Estado do Rio de Janeiro. Desde seu lançamento, já passou por diversas modificações e ramificações. Hoje, atende grande parte da população que precisa utilizar os transportes públicos do Rio.
Seja como gratuidade, empresarial, bilhete único, a verdade é que o RioCard já faz parte da rotina dos cariocas e fluminenses, que agora terão de se adaptar ao novo cartão que está chegando na área, o Jaé.
O que é o Jaé?
O Jaé é uma empresa 100% brasileira. Que traz ao mercado carioca uma moderna plataforma voltada para a mobilidade urbana, desenvolvendo soluções de bilhetagem digital.
De acordo com a Prefeitura do Rio, o Jaé será instituído para que haja maior transparência no repasse das passagens digitais. Com isso, a Prefeitura poderá investir com mais inteligência nos transportes públicos.
O RioCard vai acabar?
Não, o RioCard não vai acabar. Até porque o RioCard é o único sistema de bilhetagem eletrônica homologado, até o momento, para ser usado nos transportes públicos geridos pelo governo estadual — bem como, trens da Supervia, o Metrô Rio e as Barcas.
O que vai acontecer é uma substituição do RioCard pelo Jaé, na cidade do Rio de Janeiro. Ou seja, o Jaé será utilizado principalmente nos transportes públicos geridos pela Prefeitura do Rio, como: ônibus, vans, BRT e VLT.
No entanto, ambos os cartões deverão ser utilizados em conjunto, para validar o bilhete único.
Preciso comprar o Jaé?
Sim, você deverá comprar o cartão Jaé nas estações do BRT, o cartão custa R$ 10. Entretanto, também poderá utilizar o saldo do cartão pelo aplicativo em seu celular.
O Bilhete Único vai acabar?
Não, o bilhete único não vai acabar. A integração será mantida tanto entre os transportes municipais quanto em viagens intermunicipais.
O que vai acontecer é que quando o usuário vier de outro município para pegar um dos modais geridos pela Prefeitura, deverá passar os dois cartões no validador, para contabilizar como bilhete único (primeiro o RioCard, em seguida o Jaé).
Quando o Jaé será implementado?
O Jaé ainda está em fase de implementação. A Prefeitura divulgou uma data inicial de que ele seria obrigatório a partir do dia 1° de fevereiro nos transportes públicos na cidade do Rio.
Entretanto, essa data foi estendida e por enquanto o Jaé está sendo utilizado exclusivamente nos BRTs.
Ainda não foi definida uma nova data oficial de implementação (e atualizaremos este artigo, assim que soubermos de mais novidades)
Como cadastrar o Jaé como Bilhete Único?
Para que o Bilhete Único Intermunicipal seja aceito na rede do Jaé, será necessário vincular os dois cartões. O período para realizar esse cadastro ainda não foi informado pela Prefeitura.
A gratuidade vai acabar?
Não, os usuários que têm direito à gratuidade do bilhete digital continuarão tendo. Os passageiros com direito à gratuidade deverão fazer um cadastro prévio e retirar o cartão do novo sistema nas lojas Jaé.
O prazo para esse “recadastro” ainda não foi informado. Mas será divulgado em breve um calendário para a realização do cadastro, alinhado com as secretarias de Transporte, Saúde e Educação.
Serão contemplados com gratuidade:
- Idosos (+65 anos);
- Pessoas com deficiência;
- Pacientes com doenças crônicas em tratamento;
- Estudantes da rede pública de ensino;
- Universitários beneficiados por programas do governo federal ou com renda familiar de até um salário mínimo.
Posso migrar o saldo do RioCard para o Jaé?
Não, pois são dois sistemas diferentes e independentes. Geridos por empresas diferentes.
Além dos mais, não será necessário essa migração, já que o RioCard continuará sendo aceito no Metrô Rio, Trens da Supervia e Barcas. Além de claro, fazer a integração do Bilhete Único junto com o Jaé.
O Jaé será aceito no Metrô, Trens e Barcas?
Por enquanto, não. O prefeito Eduardo Paes disse que está dialogando com o poder estadual para pensar em formas mais fáceis de integração para os passageiros.
“Nós não íamos nos submeter a algo que não teve o devido processo licitatório e com todos os escândalos, dificuldades e falta de transparência que a gente conhece. O que a gente espera é que a integração, de fato, aconteça. E que os sistemas possam conversar”, disse Paes.
Como baixar o aplicativo do Jaé?
O aplicativo do Jaé pode ser baixado em sua loja de aplicativos. Ele está disponível para Android e iOS, onde deverá ser criada uma conta.
Pelo celular, será possível pagar a passagem por QR Code. O sistema também permite ver o saldo e o extrato, fazer recarga, bloquear o cartão e pedir segunda via.
Onde comprar o Jaé?
Em praticamente todas as estações do BRT, em máquinas de autoatendimento, e nos seguintes postos:
- Centro Administrativo São Sebastião (sede da Prefeitura) na Cidade Nova;
- Sede da Rioluz, na Rua Voluntários da Pátria 169, em Botafogo;
- Terminal Paulo da Portela, em Madureira;
- Terminal Jardim Oceânico, na Barra;
- Terminal Alvorada, na Barra;
- Rua Aurélio Figueiredo 41, Loja D, em Campo Grande;
- Terminal Santa Cruz.
Agora me conta aqui nos comentários se você ficou com alguma dúvida sobre a transição do RioCard e o Jáe.
[…] +Leia também: RioCard vai acabar? Entenda sobre o Jaé, novo cartão de passagem do RJ […]
[…] +Leia também: RioCard vai acabar? Entenda sobre o Jaé, novo cartão de passagem do RJ […]
[…] obter o Riocard universitário, o processo pode variar ligeiramente dependendo da cidade e do sistema de transporte […]
[…] +Leia também: RioCard vai acabar? Entenda sobre o Jaé, novo cartão de passagem do RJ […]
[…] +Leia também: RioCard vai acabar? Entenda sobre o Jaé, novo cartão de passagem do RJ […]
[…] +Leia também: RioCard vai acabar? Entenda sobre o Jaé, novo cartão de passagem do RJ […]
[…] apenas três meses para que o cartão Jaé se torne o único meio de pagamento aceito nos transportes municipais do Rio de Janeiro, a […]