Ministério do Turismo recebe estudantes da UERJ para debater o futuro do setor

O Ministério do Turismo deu um importante passo na formação dos próximos profissionais do setor. Nesta terça-feira (08.04), em Brasília (DF), representantes do órgão receberam estudantes do 7º período do curso de turismo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), durante um encontro promovido pela Assessoria de Participação Social e Diversidade (ASPADI) da Pasta. O objetivo foi apresentar as perspectivas do mercado turístico e o papel do Ministério no desenvolvimento do ramo no Brasil.

O evento representou uma grande oportunidade para a troca de conhecimentos. A equipe do Ministério do Turismo compartilhou informações sobre o funcionamento interno do órgão e as ações em andamento, além de ouvir as necessidades e expectativas dos futuros trabalhadores.

“O evento foi importante pois conseguimos passar o conhecimento do Ministério para esses estudantes. Muito além disso, trabalhamos a escuta ativa, entendendo as demandas desses futuros profissionais da área”, destacou Jacqueline Salles, colaboradora da ASPADI.

Ao longo do encontro, estudantes conheceram representantes de diferentes áreas do Ministério, a exemplo da Secretaria Executiva, a Secretaria Nacional de Políticas de Turismo (SNPTur) e a Secretaria Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo (SNINFRA).

FORMAÇÃO – Foram apresentadas as políticas públicas organizadas pela Pasta e ferramentas que enriquecerão a preparação dos alunos, podendo fortalecer a aplicação das ações no estado do Rio de Janeiro e em todo o Brasil. Para os estudantes, a visita proporcionou uma visão prática do setor e do trabalho realizado pelo órgão do Governo Federal.

“Essa visita foi fundamental para a nossa formação. Conhecemos o espaço do Ministério, o dia a dia de quem trabalha aqui e como o trabalho é feito. As apresentações nos deram um norte da profissão, mas também nos fizeram acreditar no mercado de turismo no Brasil”, comentou a aluna Letícia Barbosa.

A importância da iniciativa também foi ressaltada pelo corpo docente. “Quero agradecer ao Ministério por estar de portas abertas. Acredito que é primordial que todos os alunos de turismo do Brasil conheçam o Ministério, entendam a importância do trabalho que é feito aqui”, apontou o professor Marcelo Sotratti.

A iniciativa reforça o compromisso do Ministério do Turismo de dialogar com acadêmicos e preparar futuros profissionais para os desafios e oportunidades do setor, consolidando a ramo como vetor de desenvolvimento sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *