
O Paraíso do Tuiuti divulgou na noite deste domingo o enredo para o Carnaval 2026. O carnavalesco Jack Vasconcelos, mais uma vez, será o responsável pelo desfile. Intitulado “Lonã Ifá Lukumi”, o tema vai mergulhar nas raízes e nos desdobramentos de uma vertente religiosa afro-cubana que vem sendo redescoberta no Brasil.
“Mais um ano o Tuiuti terá um enredo cultural e histórico”, disse o presidente Renato Thor.
De acordo com a agremiação de São Cristóvão, o enredo abordará a trajetória do culto Ifá Lukumi, que tem origem nos povos iorubás e ganhou forma própria em Cuba durante a diáspora africana, especialmente por meio da Santería. O objetivo do enredo é apresentar a sabedoria ancestral do oráculo de Ifá, sua cosmologia e a importância da oralidade para manter viva a tradição dos Lukumi.
Segundo a diretoria da escola, o desfile será uma oportunidade de dialogar com o resgate de memórias e práticas religiosas que resistiram à escravidão, ao racismo e à intolerância. Em um momento em que a cultura afrodescendente ganha mais visibilidade, o Tuiuti promete um espetáculo marcado pela espiritualidade, estética afro-caribenha e a força dos orixás. A divulgação da sinopse será no dia 13 de maio.