
O governo do Estado de São Paulo anunciou na última terça-feira (18/03) os trajetos do tão aguardado trem que fará a ligação entre Santos e a capital paulista. Este ambicioso projeto, avaliado em R$ 15 bilhões, é uma parceria público privada e foi apresentado pela Secretaria de Parcerias e Investimentos. O trem Intercidades Eixo Sul promete conectar São Paulo à Baixada Santista em até uma hora e meia, oferecendo três trajetos possíveis, que variam de 80 a 130 km. Entre as opções, estão a utilização da via férrea da Serra do Mar e um trajeto alternativo via Mongaguá.
A expectativa é que o trem beneficie cerca de 1,8 milhão de pessoas e crie cerca de 13 mil empregos. Além disso, o projeto tem o potencial de aliviar significativamente o tráfego no Sistema Anchieta-Imigrantes, que atualmente é uma das principais rotas de acesso ao litoral.
O projeto está em fase de estudo, com previsão de conclusão no primeiro semestre do próximo ano. Após essa etapa, serão realizadas consultas e audiências públicas, com a publicação do edital prevista para o quarto trimestre de 2026.
O leilão e a assinatura do contrato estão programados para 2027. A expectativa é que o trem traga melhorias significativas para a mobilidade entre a capital e o litoral, além de impulsionar o desenvolvimento econômico da região.
Fonte: Jovem Pan